Projeto inédito de telemedicina em escolas municipais da Capital entra em operação

11/03/2025 14:30

Já está em operação o Educa+Saúde, programa inédito de atendimento em telemedicina dentro de escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura de Porto Alegre. A iniciativa é viabilizada pelo Centro de Integração Empresa Escola do RS (CIEE-RS) e irá beneficiar 43 mil estudantes. A primeira teleconsulta ocorreu na manhã desta terça-feira, 11, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos do Cristal, no bairro Vila Nova.  

“É maravilhoso ver o Educa+Saúde ocorrendo na prática, proporcionando uma melhora no acesso à Saúde para os nossos alunos, o que também impacta nos resultados da Educação", destaca o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal. 

Trata-se de um projeto-piloto custeado integralmente pelo CIEE-RS durante o ano letivo de 2025. O Educa+Saúde atenderá 54 escolas próprias da prefeitura. Para viabilizar o atendimento, as instituições de ensino receberam computadores específicos.


Como funciona

- Caso um aluno apresente sintomas como febre, alergias, enjoo, dificuldades respiratórias ou sofra um acidente leve, o professor ou um responsável da equipe escolar poderá solicitar o serviço on-line.

- A videochamada conectará um médico ao responsável pelo aluno e à equipe da escola. Sempre que possível, o diagnóstico será feito em tempo real. A receita médica será enviada por e-mail ou WhatsApp.

- Nos casos mais graves, o médico poderá acionar o Samu diretamente pela plataforma da prestadora de serviço. O atendimento remoto continuará até a chegada da ambulância. Caso o estudante precise ser encaminhado a um hospital, ele não precisará passar pela triagem, dando maior agilidade.

Orlando Moraes

Samuel Bizachi