Professores participam de capacitação para prevenção da dengue

29/03/2022 15:57

Professores da rede municipal de ensino e de escolas conveniadas participaram de capacitação on-line, nesta terça-feira,  29,, sobre as medidas de prevenção da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.  

O encontro foi dividido em duas turmas: na parte da manhã para representantes das escolas de educação infantil e na tarde foi a vez dos professores das escolas de ensino fundamental. A capacitação foi ministrada pela assessora Silvia Adriana Mayer Lentz, integrante da equipe técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

A secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, ressaltou a importância dessas ações nas escolas. “O trabalho pedagógico atrelado às diferentes temáticas, neste caso específico a dengue, são trabalhados de forma efetiva com os professores nas formações pedagógicas a fim de que este assunto chegue didaticamente aos educandos”. Além da capacitação, as escolas vão receber kits com o livro de histórias sobre o Aedes aegypti e jogos pedagógicos para orientar nas ações de prevenção. 

Silvia lembrou que as medidas de proteção individual - como o uso de repelente - são importantes, mas as ações externas para reduzir os criadouros são essenciais. “Pelo menos uma vez por semana é necessário fazer uma verificação nas áreas externas, retirar os recipientes que podem acumular água, fazer a manutenção das caixas de água”. 

Paula Maia

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes