Professores da rede municipal participam de formação para qualificar alfabetização de alunos

26/02/2025 16:13

Mais de 300 professores de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e supervisores de escolas da rede municipal de Porto Alegre participaram de uma atividade de formação pedagógica, voltada à alfabetização, na Unisinos, entre terça e quarta-feira desta semana, 25 e 26.

“A alfabetização é um processo essencial na formação do estudante e estamos ampliando os investimentos nessa área”, afirma o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal. “Além da formação continuada, enviamos ao Legislativo um projeto de lei para a concessão de bolsa extra de R$ 500 mensais aos professores envolvidos diretamente com a alfabetização nas nossas escolas”, acrescenta.

As capacitações, que contaram com educadores das 58 escolas de Ensino Fundamental do município, abordaram as diretrizes do Pacto pela Alfabetização, medida viabilizada por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o Instituto Raiar, que disponibiliza material didático gratuito para a rede municipal.

Para a diretora pedagógica da Smed, Claudia Ruschel, a formação continuada com gestores e professores é fundamental para elevar os índices de alfabetização em Porto Alegre. Na segunda-feira, 24, Ruschel promoveu encontro com diretores, vice-diretores e supervisores das escolas, no auditório da ACM, para viabilizar a implementação dos programas do Pacto pela Alfabetização.

Porto da Educação - A qualificação do processo de alfabetização da rede municipal está incluída no programa da prefeitura Porto da Educação, lançado em fevereiro deste ano, que prevê ações estratégicas para elevar os índices na Educação da Capital. Uma das metas do plano é garantir a alfabetização de, no mínimo, 75% dos estudantes até o 2º ano do Fundamental.

Orlando Moraes

Samuel Bizachi