Prefeitura vai contar com 421 profissionais para atendimento a alunos com deficiência

14/08/2023 15:13
Pedro Piegas / PMPA
Educação
Equipe multidisciplinar dará apoio aos professores no trabalho realizado durante o contraturno

Em reunião com os diretores da rede municipal de ensino na manhã desta segunda-feira, 14, o secretário de Educação José Paulo da Rosa anunciou a contratação de 421 novos profissionais para atendimento da demanda dos mais de 3 mil alunos com deficiência intelectual matriculados na rede municipal de ensino. O programa Incluir+POA vai permitir a chegada de 27 psicólogos, 16 assistentes sociais, oito fonoaudiólogos, oito psicopedagogos, cinco coordenadores e 357 agentes de Educação Inclusiva, que irão apoiar os professores em sala de aula, no atendimento aos estudantes atípicos.

A equipe multidisciplinar também dará apoio aos professores no trabalho realizado durante o contraturno nas salas de Integração e Recursos (SIR), que são referência nas escolas municipais da Capital. No Ensino Fundamental, cada agente será responsável pelo acompanhamento de dez alunos. Já na Educação Infantil, será um profissional para cada cinco crianças.

"O Incluir+POA é uma importante iniciativa para suprir a demanda de Educação Especial, que requer mais atenção e investimento para qualificação do atendimento às crianças e adolescentes atípicos. Além dos agentes de Educação Inclusiva, contaremos com uma equipe multidisciplinar de profissionais para apoiar as escolas, que já realizam um ótimo trabalho, mas carecem de recursos humanos", comentou o titular da Smed, José Paulo da Rosa.

A chegada dos novos profissionais se dará por meio de parceria com o terceiro setor, em quatro regiões da cidade pelo prazo de cinco anos. O edital de chamamento público às organizações da sociedade civil interessadas em oferecer o serviço de apoio especializado foi divulgado no dia 24 de julho. O prazo de inscrições se encerra em 22 de agosto. A previsão é de que o programa seja implementado na segunda quinzena de setembro.

Monitores - Com a chegada dos novos profissionais para a Educação Especial, os atuais monitores serão orientados e transferidos, de acordo com cada caso, para reforço do atendimento à Educação Infantil.

Rede conveniada - Após a implementação do Incluir+POA nas 98 escolas próprias, a Smed vai investir em formações para suporte das escolas comunitárias, que também têm alta demanda de alunos especiais.

 

Júlio Lemos

Gilmar Martins