Porto Alegre terá PolÃtica Municipal da Primeira Infância
Foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de segunda-feira, 8, a portaria que institui o Grupo de Trabalho (GT) Intersetorial destinado à elaboração da proposta da PolÃtica Municipal Integrada da Primeira Infância. Por meio do documento inédito, ações voltadas à proteção de crianças na primeira infância passarão a ser realizadas de forma integrada, com foco nas áreas de saúde e educação.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), o GT é formado também pelas secretarias da Saúde (SMS), de Assistência Social (Smas), de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH), além da Procempa.
O secretário de Educação, Leonardo Pascoal, reforça que as crianças devem ser atendidas em todas as suas necessidades, de maneira integral e integrada, para que possam desenvolver plenamente seu potencial. "Temos o desafio de propor à sociedade um conjunto de ações visando ao fortalecimento e à articulação de polÃticas públicas conjuntas. Queremos garantir que possamos acompanhar nossas crianças, ter dados atualizados, com subsÃdios que nos levem à tomada assertiva de decisões práticas", afirma.
PolÃtica Municipal - O documento, que deve ser apresentado pelo GT em até 150 dias, deverá conter diretrizes para a execução de ações nas mais diversas áreas de atendimento do poder público, assegurando o acesso à saúde, à seguridade social e à educação. A polÃtica representará um marco na atenção primária à s crianças da Capital.
Bianca Dilly