Porto Alegre recebe prêmio nacional por valorizar educação das relações étnico-raciais

26/05/2025 15:47

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), recebeu uma premiação nacional do Ministério da Educação (MEC). O prêmio valoriza e destaca as ações e políticas voltadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) e à Educação Escolar Quilombola (EEQ), implementadas nas redes públicas de ensino. A ação ocorre por meio do edital do Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).

A Smed executou de modo sistemático nos últimos três anos (2022, 2023 e 2024) atividades formativas em educação para as relações étnico-raciais, investimento em materiais e a implementação dos Espaços Educativos Afro-Brasileiros e Indígenas (EEABIs), que passaram a fomentar de modo continuado e diversificado propostas pedagógicas com as temáticas negras e indígenas nas escolas da rede municipal de ensino. A Capital foi uma das 20 cidades do país premiadas com R$ 200 mil para qualificação de suas ações.

"Em março, já havíamos recebido o Selo Petronilha, estando aptos à inscrição no prêmio. Agora, o compromisso da nossa rede municipal na promoção da educação para as relações étnico-raciais foi ainda mais reconhecido", celebra o secretário de Educação, Leonardo Pascoal. "O valor será investido no fortalecimento das nossas ações e dos EEABIs em nossa escolas municipais", afirma.

"Esse reconhecimento reforça a importância das ações desenvolvidas ao longo de anos por professores e coletivos e, especialmente, por meio dos espaços educativos afro-brasileiros e indígenas que têm sido fundamentais para a construção de práticas pedagógicas antirracistas e para a valorização das culturas negra, indígena e quilombola em nossas escolas. É uma honra estar entre as 20 redes de ensino do Brasil, em especial por ser a cidade onde nasceu e reside a dra Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva", destaca a coordenadora da Unidade de Programas Educacionais, Adriana Garcia Nunes.

Orlando Moraes

Bianca Dilly