Orquestra Villa-Lobos se apresenta no Araújo Vianna

31/05/2023 10:27
Filipe Karam/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Programação conta com canções tradicionais e música popular africana e afro-brasileira

A Orquestra Villa-Lobos apresentará o espetáculo Afrika, vencedor do Prêmio Açorianos de Música 2020, nesta quarta-feira, 31, no palco do Auditório Araújo Vianna. À tarde, o público será formado por alunos de diversas escolas municipais de Porto Alegre. Já à noite, o concerto será apresentado para o público geral a partir das 20h. A entrada é franca e os ingressos estão disponíveis para retirada pelo Sympla.

O espetáculo apresenta a diversidade musical dos povos africanos e sua fundamental importância na cultura brasileira por meio da música orquestral, percussão, canto e dança. A programação conta com canções tradicionais e música popular africana e afro-brasileira, com composições, entre outras, de Fela Kuti, Mano Dibango, Bedeu, Baden Powell, Martinho da Vila, Os Tincoãs e Paulo Cesar Pinheiro. A apresentação reunirá 40 jovens instrumentistas da Orquestra Villa-Lobos, corais infantil e adulto de 50 vozes e a participação especial do Grupo Dança Afro-Sul, Paulo Romeu, Zé Caradípia, Glau Barros, Stephanie Soeiro, Preta Mina, Kanhanga, Bruno Cardoso e Escola de Capoeira Afrika Gaúcha. 

A direção geral e regência são de Cecília Rheingantz Silveira e a orquestra é formada por estudantes de música da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, da Lomba do Pinheiro.

O projeto Afrika - Orquestra Villa-Lobos é realizado com recursos do Pró-Cultura RS e FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Orquestra Villa-Lobos - A Orquestra Villa-Lobos é um programa de educação musical desenvolvido desde 1992 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, na periferia de Porto Alegre. Sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira, também idealizadora e coordenadora do programa, a Orquestra lançou dois CDs (o Trenzinho do Caipira, de 2002, e Olhos Coloridos, de 2008), um livro (Orquestra Villa-Lobos - Música que Transforma, de 2012) e os DVDs (Orquestra Villa-Lobos ao Vivo, de 2013, e Paz & Amor, de 2021). Ao longo de 31 anos, a Orquestra já fez mais de 1,3 mil concertos, que foram assistidos por mais de 350 mil pessoas. Além disso, o programa recebeu menções importantes de instituições ligadas à música, à cultura e à educação, somando mais de duas dezenas de prêmios e se consolidando como uma das principais iniciativas da área no Brasil.

  

 

Júlio Lemos

Andrea Brasil