Modalidades esportivas movimentam fase final dos Jogos Escolares 2025
As últimas semanas dos Jogos Escolares de Porto Alegre (Jespoa) têm sido marcadas pela diversidade de modalidades e pela intensa participação de escolas da Capital. Nesta quinta-feira, 27, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha recebeu a terceira etapa do xadrez, reunindo cerca de 200 estudantes de 21 escolas.
No dia anterior, quarta, 26, foi a vez do Festival de Judô movimentar a Escola de Educação FÃsica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Esefid/UFRGS). A atividade contou com a presença de aproximadamente 80 alunos, representando sete escolas da rede.
Na semana passada, em 18 de novembro, ocorreu o 3º Festival de Dança do Jespoa, com a participação de 22 escolas e apresentação de 33 coreografias. O evento também contou com a presença especial da Cia Municipal de Dança, que abriu as sessões. Já no dia 14, o handebol masculino e feminino dominou as quadras, reunindo sete escolas e 20 equipes em disputas cheias de energia.
"Estamos na reta final do Jespoa, com grande parte das etapas concluÃdas, e é inspirador ver o engajamento dos estudantes, a dedicação em cada disputa e a alegria de encontrar, nas modalidades, aquelas que têm mais a ver com cada um", destacou o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal.
Jespoa - Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), o 20º Jespoa segue até dezembro, com 25 eventos regionais e unificados. Ao todo, mais de quatro mil estudantes, de 46 escolas do ensino fundamental participam das competições.
Nesta edição de 2025, o evento dobrou o número de modalidades, oferecendo oportunidades em atletismo, basquete, dança, futsal, handebol, judô, esportes de raquete, skate, vôlei e xadrez.
Bianca Dilly
