MEC visita escolas de educação infantil de Porto Alegre selecionadas por boas práticas de tempo integral
Equipes do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estiveram em Porto Alegre na terça, 7, e nesta quarta-feira, 8, para visitar escolas de Educação Infantil de referência do município e colher relatos para a Mostra Nacional de Experiências Inovadoras de Tempo Integral. Foram enviados 1.080 relatos de todo o país, e apenas 25 foram selecionados no Edital de Educação em Tempo Integral do MEC. A rede municipal de Porto Alegre foi destaque com o relato “Cenário Tempos”, que propõe considerar toda a jornada das crianças na escola com intencionalidade pedagógica, respeitando seus ritmos e tempos de aprendizagem.
"A atuação das nossas escolas de educação infantil - tanto próprias quanto parceiras - são uma referência para o país. Isso é motivo de orgulho para nós e reforça o compromisso que temos em qualificar e investir em nossas escolas, em nosso processo de aprendizagem. Nosso compromisso é garantir acesso de todos os bebês e crianças da Capital à uma educação de qualidade", afirma o secretário de Educação, Leonardo Pascoal.
As equipes visitaram cinco escolas, quatro próprias e uma parceirizada, que integrarão o Caderno de Experiências. No primeiro dia da agenda, foram visitadas as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Ilha da Pintada e Vila Tronco, além da Ecei Tia Iara. Na quarta-feira, as visitas ocorreram na Emei JP Pica-Pau e na Ecei Professora Vivi Reis. Durante as visitas, as equipes do MEC e da UFMG conheceram os espaços, as propostas pedagógicas e realizaram entrevistas com professores, gestores, famílias e crianças.
“Esse reconhecimento à Educação Infantil de Porto Alegre, com sua proposta pedagógica Cenário Tempos, dá visibilidade a uma concepção de educação integral que valoriza a criança em sua totalidade e compreende os tempos da escola e da infância como elementos centrais do planejamento pedagógico, integrando o cuidar, o educar, as interações e a brincadeira”, afirma a coordenadora da Unidade de Educação Infantil da Smed, Fernanda Calsing, que acompanhou as visitas ao lado da coordenadora adjunta, Júlia Azambuja.
Porto Alegre é uma das cinco cidades do país a integrar um documentário da TV Brasil sobre práticas de Educação Integral na primeira infância, sendo a única a representar a primeira etapa da Educação Básica.
Gilmar Martins
