Fórum da Granpal discute desafios e soluções para a Educação

28/06/2022 17:27

Os desafios para o ensino público foram abordados durante o fórum permanente de Educação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).  O encontro ocorreu nesta terça-feira, 28, no Instituto Caldeira, no 4º Distrito, e reuniu gestores de 11 municípios associados. 

O fórum é coordenado pela secretária municipal de Educação de Porto Alegre, Sônia Rosa. Ela ressaltou a importância da união entre os municípios e o compartilhamento das boas experiências para potencializar as ideias em comum e colocá-las em prática. Entre os desafios que atingem a Educação no Rio Grande do Sul, a secretária aponta o impacto pós-pandemia, a alta rotatividade de profissionais, a falta de entendimento sobre os indicadores educacionais e políticas públicas defasadas. 

Uma das soluções é a proposta de alteração da repartição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que tem como principal premissa o investimento na melhoria dos índices de ensino e aprendizagem. Outras ações positivas abordam a tecnologia como ferramenta importante no ato pedagógico, as práticas pedagógicas inovadoras e as formações continuadas. Também as políticas de inclusão estão na pauta e serão tema central de discussão nos próximos encontros do fórum permanente da Educação. 

O presidente da Granpal, Rodrigo Battistella, disse que o momento pós-pandemia é muito desafiador, principalmente para a educação, mas está esperançoso com a união dos municípios para buscar soluções benéficas. “Espero que possamos, em conjunto, consolidar estratégias e resultados inovadores para serem usados como modelo”, conclui.

Paula Maia

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes