Adriano Amaral/SMED PMPA
Escola da Glória avança em obras de melhorias aos alunos
De acordo com o diretor Airton Garcia, a principal preocupação era o estado precário dos seis banheiros utilizados pelos 673 alunos da instituição, que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Todos os sanitários já foram reformados, desde os destinados às crianças do Jardim até os do ginásio esportivo. Ganharam pintura, portas, acentos, mictórios, duchas de mão, chuveiros, pias com balcões em pedra, e espelhos – os banheiros femininos também dispõem agora de uma cestinha com absorventes para casos de emergência.
Depois da atenção especial aos espaços de higiene, a mais recente obra foi as quadras poliesportivas, utilizadas no recreio, nas brincadeiras e nas aulas de educação física. São duas quadras em tamanho padrão, com goleiras novas e pista de corrida ao redor. A aluna do 9º ano Ágata Rabelo, 15 anos, aprovou. “Bem melhor do que jogar no areião que tinha aqui”, comemora. Apenas as tabelas de basquete ainda precisam ser renovadas e a troca já está programada.
“É bem mais rápido e mais barato contratar os serviços diretamente, sem passar pela mantenedora. Basta que o profissional forneça a nota fiscal”, afirma o diretor. “Mas há situações em que é necessário pedir a verba extra e aguardar um pouco mais”, observa, ao mostrar um problema em uma estrutura do ginásio, que será substituída por meio do setor administrativo da Smed.
Outra intervenção expressiva na Gabriel Obino foi a que permitiu eliminar o mau cheiro proveniente de entupimentos nas caixas de gordura, o que causava incômodo à comunidade escolar, além de infiltração nas casas vizinhas. Com auxílio do maquinário e mão de obra do DMAE, a instituição de ensino financiou o material necessário e refez toda canalização. “Promovemos uma revolução de obras na escola e a próxima será a cozinha. Além de evitar o desperdício de materiais e assim economizar recursos, nós ficamos de olho no serviço, acompanhamos de perto”, destaca o vice-diretor da Emef Gabriel Obrino, Tiago Colling.
Pequenas benfeitorias também contribuem para a mudança de cenário na Gabriel Obino. No pátio coberto, um bebedor de 750 litros com várias torneiras alivia a fila para beber água. As salas da pré-escola e dos professores agora também estão mais aconchegantes e coloridas, com cortinas novas no lugar dos antes “panos encardidos”, como conta o diretor.
A biblioteca, aliás, voltará a ter climatização, pois o ar-condicionado, estragado há três anos, está sendo consertado. A escola ainda recebeu 60 carteiras e cinco computadores novos doados pela escola privada vizinha, o Colégio Nossa Senhora da Glória. Uma nova máquina copiadora na secretaria e uma lixeira de tamanho industrial agora também facilitam o trabalho dos funcionários.
Cristina Lac
Fabiana Kloeckner