Educação da Capital busca exemplo do Ceará para melhorar resultados

22/10/2021 16:59
Smed / PMPA
Missão da Smed no Ceará
Liderada pela secretária Janaina Audino (de vermelho), comitiva da Smed conhece sistema de ensino que é referência no país

Uma comitiva, liderada pela secretária municipal de Educação, Janaina Audino, está no Ceará desde a quarta-feira, 20, buscando conhecer o sistema educacional do estado que é referência no Brasil. “O propósito é de qualificar a rede educacional de Porto Alegre, com ações mais assertivas que contribuam para o salto de qualidade nos indicadores educacionais”, explicou a secretária, durante o seminário “A Experiência Educacional de Sobral”. No evento,  foram abordados temas como alfabetização na idade certa, organização curricular, tempos de aula, seleção e formação de diretores. “Temos muito que aprender com uma rede pública municipal de ensino que é reconhecida como a melhor rede de educação pública do país."

No primeiro dia da Missão Ceará, a agenda foi com o secretário executivo de cooperação com os municípios da Secretaria de Educação do estado, Márcio Pereira de Brito. O objetivo foi entender como se deu o processo de municipalização do ensino fundamental, que se iniciou no Ceará há mais de 20 anos, e como foi construído o regime de colaboração com os municípios. "Hoje, o ensino fundamental é 100% responsabilidade dos municípios. Esse conceito de municipalização adotado é o melhor cenário para oferta e atendimento dos alunos e coloca o Estado do Ceará como coordenador do pacto federativo com os municípios. Com um regime de colaboração efetivo na prática, é possível estabelecer foco e prioridades nas políticas públicas”, ressaltou a secretária Janaina Audino.

O segundo dia foi marcado por agendas em Sobral, com destaque para a visita à Casa de Avaliação Externa do Município, que existe há mais de 15 anos e está diretamente ligada aos excelentes resultados que aquele município obteve ao longo dos anos.

Indicadores e metas - Nesta sexta-feira, 22, o grupo visitou o Centro de Educação Infantil Dolores Lustosa, conhecendo a organização dos tempos, dos espaços, dos recursos humanos, as práticas pedagógicas, a formação continuada e o planejamento dos professores. Na Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, conheceram de perto a organização curricular ofertada. Um dos destaques é o projeto "Posso Te Ouvir?" que promove uma escuta acolhedora, desenvolvendo oficinas temáticas para estudantes e professores, por meio da atuação de um psicólogo na função de orientador educacional.

À tarde, a comitiva teve reunião com Daniel Carlos da Costa, coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 6 - Sobral. No encontro, conheceram detalhes sobre os indicadores de acompanhamento das metas por escola e o acompanhamento de estratégias. E também buscaram detalhes sobre o prêmio de reconhecimento e a assistência técnica de escolas com melhores resultados para aquelas com piores resultados, assim como os tipos de gratificação e o fluxo de transferências entre as redes estadual e municipal. “Foi uma oportunidade rica para absorver práticas e conhecer políticas públicas consolidadas que podem servir de modelo para outras redes de ensino”, resumiu a titular da Smed. 

A missão ao Ceará contou com a participação da coordenadora da Educação Infantil, Fernanda Guimarães, do coordenador do Ensino Fundamental, Clark Balbueno Sarmento, e da coordenadora de Dados e Indicadores Educacionais, Caroline Dourado.

Na segunda e terça-feira, 25 e 26, a secretária Janaina Audino tem agenda em Brasília, onde se encontra com Pedro Linhares, coordenador de Infraestrutura do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com a ministra Damares Alves, da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, além de duas reuniões no Ministério da Educação.  

 

Antônio Bavaresco

Gilmar Martins

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