Começa o serviço de portaria nas escolas municipais
Começou nesta segunda-feira, 1º, o serviço de portaria nas escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Porto Alegre, uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para a rede pública municipal de ensino. São 112 profissionais, dois para cada escola, em jornada de seis horas, contratados por empresa terceirizada. As unidades seguirão com o apoio da ronda escolar da Guarda Municipal e do videomonitoramento do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), acompanhado por servidor da Smed especialmente destacada para a função.
Aguardado com bastante expectativa, o porteiro Carlos Roberto da Rosa Gomes, 53 anos, trouxe mais tranquilidade à rotina na Emef Mariano Beck, escola com cerca de 800 alunos no bairro Bom Jesus. Chegou antes do horário e logo se adaptou ao posto, atento às recomendações da equipe diretiva. O entorno da escola e a maioria dos funcionários ele já conhece, pois é morador da comunidade. Tem 20 anos de experiência na área e essa é a segunda vez que faz portaria escolar, pois já atuou em uma instituição de ensino estadual. “Para sair fora do horário, só com bilhete assinado pela direção”, ressaltou.
A diretora da escola, Angelita Conceição Rosa, mostrou sua satisfação com o novo agregado a sua equipe, pois há quatro anos “improvisava” com colegas e funcionários o controle de saída e entrada. “Com certeza irá amenizar o problema da falta de segurança. Era uma das nossas maiores demandas que agora está sendo atendida. O secretário honrou sua palavra”, disse. Angelita contou que as primeiras orientações foram de que o trabalho será desenvolvido em rede, em parceria com a comunidade escolar, em apoio mútuo, e que todas as dúvidas devem ser levadas à direção. “Nos horários de maior fluxo, estamos todos por perto do portão, o porteiro veio para somar", afirma.
As alunas e amigas Elen Miller, 18 anos, e Kessilen Dias, 14 anos, ambas estudantes do 7 º ano, aprovaram a nova portaria. “A gente se sente melhor, ajuda na segurança”, disse Elen. Inicialmente, o horário da portaria da Mariano Beck será das 10h às 22h. No início da manhã, bem como nos demais horários de grande movimento, a escola recebe suporte da Guarda Municipal. “A ronda funciona muito bem aqui na zona Leste”, observa a diretora.
A rede municipal conta com 56 escolas de Ensino Fundamental. A partir do próximo ano letivo, o serviço poderá ser estendido para as 43 escolas municipais de Educação Infantil. Na sexta-feira, 28, a Smed promoveu um evento de acolhida e breve formação no auditório do 6º andar da secretaria, com a participação dos secretários de Educação, Adriano Naves de Brito, e de Segurança, Claudia Cristina Santos da Rocha, do chefe de equipe operacional da Guarda Municipal, Franklin Santos, e de membros da gerência Administrativa e do setor de Desenvolvimento de Pessoas da Smed, que orientaram sobre a postura em relação ao cargo que irão assumir e a conduta profissional que deve ser mantida diante de todos os segmentos da escola.
Denise Righi