Ciclo de encontros tem como foco a valorização dos espaços negros em Porto Alegre

01/06/2022 17:30
Vinny Vanoni / PMPA
EDUCAÇÃO
Projeto da Smed visa à formação de professores e monitores

Começou nesta quarta-feira, 1º, mais um projeto de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação (Smed). O ciclo de encontros tem  o intuito de reconhecimento e valorização dos espaços negros em Porto Alegre. Idealizado pelo setor de educação para as relações étnico-raciais, está dividido em seis módulos, com certificação para professores e monitores. O primeiro encontro foi realizado no Memorial do Rio Grande do Sul e prestou homenagem à professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, com mais de 50 anos dedicados à educação pública.

A assessora Patrícia Pereira ressalta que as formações acontecem com frequência, mas essa, em especial, tem como foco os espaços etnocentrados da cidade, fora dos auditórios. “Temos muitos pesquisadores da área de educação étnico racial em Porto Alegre, que é referência nacional nestas temáticas ”. 

Outros encontros estão planejados para ocorrer em espaços negros tradicionais, como escola de samba, um instituto cultural e uma praça pública. As próximas atividades estão marcadas para os dias 22 de junho, 12 de julho, 15 de agosto, 14 de setembro e 21 de outubro. Informações podem ser obtidas pelo e-mail  smed.edh@portoalegre.rs.gov.br.

Paula Maia

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes