Capital atinge maior índice da história de crianças alfabetizadas até o 2º ano

09/10/2025 09:43

A rede municipal de Porto Alegre atingiu o índice de 63% de leitores no 2º ano do ensino fundamental já no mês de setembro, superando o dado histórico da rede que, ao término do 2º ano, estava conseguindo alfabetizar cerca de 40% das crianças. Foram avaliados 3.396 estudantes do 2º ano, o que representa uma participação de 91%.

O índice de leitores nas turmas de 1º ano também é avaliado positivamente, com 47% das crianças lendo. Foram considerados 2.999 estudantes, o que representa uma participação de 89%. 

"A alfabetização é a etapa chave do processo de aprendizagem dos nossos estudantes. Estamos investindo na capacitação, valorização dos professores e na qualificação pedagógica. Começamos a ver os frutos desse trabalho em rede. Os índices que eram historicamente de cerca de 40% dos estudantes alfabetizados até o 2º ano, já foram elevados para 63%", afirma o secretário de Educação, Leonardo Pascoal. "Temos convicção de que os resultados serão ainda melhores em breve. Nossa meta é atingir, pelo menos, 75% dos estudantes até os 2º anos alfabetizados até 2028", complementa.

Matemática - A avaliação, realizada na metade de setembro, além de português, também contemplou provas de matemática. Em julho, a proficiência dos alunos de 1º ano em matemática era de 81%, passando agora para 91%. Já os estudantes do 2º ano tiveram um crescimento de 58% para 60% na aprendizagem em matemática. 

Avaliações - As provas foram elaboradas pelo Instituto Raiar, parceiro da rede de ensino de Porto Alegre nas ações do programa Alfabetiza+POA. O instituto também foi responsável pela doação do material didático no início do ano letivo. Ao longo do ano, serão quatro avaliações, uma diagnóstica, que ocorreu em março, e outras três para acompanhar a evolução dos estudantes. 

Os resultados foram possíveis com a qualificação do Programa Alfabetiza+POA, que inclui bolsas de aperfeiçoamento oferecidas para os professores e supervisores envolvidos diretamente no programa, além do uso de uma metodologia focada no desenvolvimento da leitura. A próxima avaliação ocorre em dezembro.

Orlando Moraes

Bianca Dilly