Bolsa Família: Porto Alegre é 2ª capital com melhor acompanhamento da frequência escolar

10/01/2024 17:10

Porto Alegre é a vice-líder entre as capitais do país no que diz respeito ao acompanhamento da frequência escolar de estudantes beneficiários do programa Bolsa Família. Segundo dados do Governo Federal, a capital gaúcha monitora as condições educacionais de 97,8% das crianças beneficiárias do programa em idade escolar, ou seja, a partir dos quatro anos. O ranking é liderado por Palmas (TO).

“Recebemos com muita alegria os cumprimentos do Ministério da Educação pelo trabalho de monitoramento da frequência escolar destes alunos, superando a meta estabelecida pelo governo federal. A Smed é responsável por monitorar todas as crianças do município, estejam elas ou não inseridas na rede municipal, isso compreende um universo de mais de 77 mil beneficiários acompanhados por nós”, conta o secretário de Educação da Capital, José Paulo da Rosa. A meta estipulada pelo ministério, e superada por Porto Alegre, era de 80%.

O acompanhamento da frequência escolar é feito pela equipe do programa Bolsa Família da Smed em parceria com as escolas da cidade, sejam elas da rede pública municipal, estadual e federal ou da rede particular. Após registrados no Cadastro Único, os dados das crianças em idade escolar vão para o Sistema Presença do governo federal, onde podem ser consultados para que a prefeitura possa criar estratégias intersetoriais a fim de garantir o acesso e frequência à escola.

Os dados do ranking, que se referem ao quinto período letivo de 2023 (novembro/dezembro), são atualizados bimestralmente e estão disponíveis neste link.

  

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes