Blitz Dinolândia leva educação empreendedora para crianças da Capital

08/10/2021 08:43
Divulgação / Sebrae
Blitz Dinolândia
Alunos passam pelas mais diferentes etapas envolvendo a administração de um parque de dinossauros

Em alusão ao mês das crianças, uma parceria entre o Sebrae RS e a Secretaria Municipal de Educação irá levar conhecimento e diversão para 49 escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre por meio do projeto Blitz Dinolândia. A iniciativa tem o objetivo de estimular de forma lúdica o desenvolvimento de competências empreendedoras em crianças de 6 a 10 anos do Ensino Fundamental 1. O lançamento oficial da ação ocorre nesta sexta-feira, 8, às 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck (avenida Joaquim Porto Vila Nova, 135 - Bom Jesus) e irá beneficiar 387 alunos de 15 turmas, além de uma equipe de 67 professores da instituição.

A blitz educativa - que conta ainda com um dinossauro de quase dois metros de altura e dois jogos gigantes (boliche e cai-não-cai) -  irá funcionar como o marco inicial de um plano pedagógico que as escolas parceiras da iniciativa irão incorporar a partir da utilização dos ‘‘Dinocards’’. Desenvolvido exclusivamente para o projeto, o material pedagógico consiste de um robusto plano de aulas que mesclam empreendedorismo e diversão: os alunos passam pelas mais diferentes etapas envolvendo a administração de um parque de dinossauros.

Toda a metodologia é alinhada com as diretrizes de competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Segundo a gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS, Márcia Ferran, o projeto será realizado ao longo dos meses de outubro e novembro de forma itinerante em escolas públicas da Capital, com possibilidade de expansão para o interior do RS. Entre as competências desenvolvidas, o projeto irá qualificar os alunos em diversas dimensões pedagógicas que estimulam a evolução da performance da criança em relação a competências empreendedoras, como identificação de oportunidades, criatividade, visão, autoconsciência, autoconhecimento, motivação e perseverança.

Antônio Bavaresco

Andrea Brasil