Avaliação mostra melhor desempenho dos alunos nos anos iniciais

11/07/2019 16:33
Luciano Lanes/PMPA
Resultado do diagnóstico inédito foi apresentado aos diretores das escolas de ensino fundamental

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) divulgou nesta quinta-feira, 11, o resultado da avaliação diagnóstica própria aplicada na rede municipal de ensino para verificar os níveis de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática. Os números, que servirão para subsidiar estratégias de aprendizagem, indicam que o desempenho apresentado nos anos iniciais pelos estudantes sofre uma queda nos anos finais, sobretudo em Matemática. Do total de 6.301 inscritos, participaram da prova 4.993 alunos de 48 escolas municipais de Ensino Fundamental e da comunitária de educação básica Pequena Casa da Criança, sendo 3.169 do 5º ano e 1.824 do 9º ano. A apresentação dos dados ocorreu para os diretores das escolas de Ensino Fundamental em reunião no auditório da Smed.

Em Matemática, os estudantes do 5º ano tiveram 54,62% de acertos, enquanto os do 9º ano obtiveram 38% de respostas certas. Em Língua Portuguesa, os alunos do 5º ano acertaram 53,05% da prova e os do 9º ano, 48%. Foram 15 questões de cada disciplina para crianças menores e 20 cada para as crianças maiores. Também realizaram o teste 311 alunos de inclusão (com deficiência), em provas adaptadas e cujos resultados não estão incluídos nesses percentuais de rendimento. Uma nova avaliação diagnóstica da rede já está definida para o fim do ano.

De acordo com o secretário da Educação, Adriano Naves de Brito, não foram estipuladas metas de nota a serem alcançadas para composição de um ranking classificatório porque o objetivo da avaliação é conhecer o estágio de aprendizagem de cada aluno para que se possa pensar em estratégias pedagógicas para melhorar a aprendizagem. Brito ponderou que diversas variáveis podem interferir no resultado, mas destacou o alto índice de infrequência como um dos fatores determinantes.

“Os dados mostram que temos um enorme desafio pela frente. Para virar esse jogo, precisamos do envolvimento de toda a sociedade. O problema começa na educação infantil, mas segue por toda a vida escolar. A infrequência atinge todas as etapas e prejudica muito o processo de alfabetização, que se reflete em toda a vida escolar”, diz o secretário.

Análise de desempenho – A avaliação diagnóstica independente, inédita na rede municipal de ensino, traz a análise quantitativa dos dados, disposta em três níveis de percentual de acertos, que por sua vez correspondem a três níveis de habilidades mentais: até 60% de acertos, entre 60% e 80% de acertos, e acima de 80% de acertos. Apresenta os dados de rendimento por região da cidade e também por escola, em um boletim de 70 páginas. Também apresenta a análise qualitativa, com os percentuais de desempenho individualizados de cada aluno nas competências propostas. É possível identificar, portanto, as habilidades que já estão bem desenvolvidas e as que precisam melhorias nas práticas pedagógicas. 

“Agora vamos partir para a fase de investigação e cruzamento dos dados, pois o diagnóstico irá subsidiar a tomada de medidas corretivas ou de avanço. Temos realidades diferentes em cada uma das escolas e muitos desafios a serem superados, mas cada passo é importante para melhorar as condições de aprendizagem, e temos qualidade técnica para isso”, destaca a diretora pedagógica da Smed, Maria Claudia Bombassaro Callegari.

A prova foi aplicada no último dia 8 de maio. O teste ainda foi acompanhado de um questionário sobre o contexto socioeconômico do estudante. A fim de detectar eventuais elementos externos que possam influenciar na aprendizagem, professores e diretores também participaram do diagnóstico, respondendo a perguntas sobre a escola, perfil profissional e as condições de trabalho. Para garantir a imparcialidade na execução da avaliação, a Smed contratou por meio de licitação uma empresa especializada para a aplicação da prova.

 

Cristina Lac

Gilmar Martins