Tenda de hidratação tem alta procura por atendimento de pacientes sintomáticos de dengue
A procura por atendimento foi intensa no primeiro dia de funcionamento da tenda de hidratação instalada no estacionamento do Stok Center da avenida Manoel Elias, 901, no bairro Passo das Pedras, na Zona Norte. Até as 16h, haviam passado 130 pela triagem. O espaço começou a atender nesta segunda-feira, 5, e funciona diariamente, das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana, com atuação de 22 profissionais de saúde, oferecendo atendimento médico, de enfermagem e hidratação intravenosa a pacientes com sintomas leves a moderados de dengue. A hidratação é essencial para pessoas com a doença, que acabam perdendo líquido e nutrientes em função de vômitos, diarreia e falta de apetite.
Conforme a diretora-adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Ceolin, a movimentação foi acima do esperado, mas a equipe está preparada para receber a população. “Este é um reforço importante no atendimento desta região da cidade, em função de concentrar o maior número de casos da doença, evitando a sobrecarga das unidades de pronto atendimento e hospitais”, afirma Caroline, lembrando que as 134 unidades de saúde também seguem com atendimento a sintomáticos.
Apenas na tenda montada junto à UPA Moacyr Scliar, na Zona Norte, foram realizados 1.728 atendimentos até o dia 4 de maio. Montada com apoio da Força Nacional do SUS, a unidade funciona 24 horas por dia e tem sido fundamental para aliviar a pressão no serviço de emergência da região.
Já o Exército Brasileiro instalou toldos anexos a cinco unidades de saúde - Modelo, Primeiro de Maio, Santa Fé, Camaquã e Timbaúva - que funcionam como espaços de expansão, caso haja necessidade de ampliação da área de atendimento em virtude da demanda. Essas estruturas não realizam atendimento independente, mas oferecem suporte logístico e organizacional às equipes das unidades básicas. Especificamente no estacionamento do Stok Center, uma sexta tenda do Exército foi instalada para funcionar como sala de espera e recepção.
Gilmar Martins