Alunos da rede municipal são avaliados pela Prova Porto Alegre

29/08/2025 16:34
Henry Rodrigues / SMED / PMPA
Educação
Mais de 34,5 mil alunos, de 54 escolas, participam da avaliação

Estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio da Rede Municipal de Porto Alegre realizam, nesta semana, a Prova Porto Alegre. A avaliação compõe o Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica de Porto Alegre (Sameb-POA), regulamentado por decreto publicado no Diário Oficial de Porto Alegre na quinta-feira, 28. 

Os resultados das provas de avaliação formativa estarão disponíveis em outubro deste ano. A aplicação, nas escolas próprias, é executada pelo Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

"Ao todo, participam da avaliação formativa 34.542 alunos, de 54 escolas da nossa rede. Com dados e indicadores locais, teremos subsídios ainda mais consistentes para definirmos metas, estratégias e ações assertivas, superarmos dificuldades e fazermos de Porto Alegre uma referência em educação", afirmou o secretário de Educação, Leonardo Pascoal. 

Foram aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários contextuais aos professores, diretores e estudantes, para coletar informações sobre os fatores que influenciam no desempenho escolar. São abordados aspectos socioeconômicos, as condições de funcionamento da escola, o ambiente familiar, as práticas pedagógicas e a gestão escolar. 

Sameb-POA: O sistema tem como finalidade avaliar a eficiência e a qualidade da educação no município, subsidiando o monitoramento e a revisão do trabalho das escolas, com foco na melhoria do processo de aprendizagem. Será composto por avaliações, estudos e indicadores próprios da rede municipal: Prova Porto Alegre, Avaliação da Educação Infantil e Índice de Desenvolvimento da Educação de Porto Alegre (Idepoa).

Orlando Moraes e Jennifer Morsch

Bianca Dilly