Alunos da rede municipal passam a contar com serviço de equoterapia

16/04/2024 16:06
Divulgação / Instituto Cavalo Amigo / PMPA
Programa contempla atividades rotineiras com os animais

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) publicou na edição desta terça-feira, 16, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o termo de fomento junto ao Instituto Cavalo Amigo para prestação de atendimento em equoterapia (terapia com cavalos) para 12 alunos com deficiência matriculados em escolas da rede municipal. O termo tem vigência de 24 meses e investimento mensal de R$ 9 mil.

‚ÄúPretendemos iniciar as atividades¬†j√° pr√≥xima semana. √Č um servi√ßo com comprovada efic√°cia para o desenvolvimento comportamental, emocional e cognitivo, proporcionando maior autonomia aos alunos‚ÄĚ, explica o secret√°rio de Educa√ß√£o, Jos√© Paulo da Rosa.

Os estudantes, previamente selecionados,¬†ter√£o atendimentos semanais, com uma equipe interdisciplinar composta por psic√≥logos, fisioterapeutas, educadores f√≠sicos, pedagoga e equitador para equoterapia. ‚ÄúFuturamente, queremos ampliar o atendimento para mais alunos‚ÄĚ, completa o secret√°rio.

As sess√Ķes de equoterapia acontecer√£o na sede do instituto, em uma √°rea de 10 hectares no bairro Bel√©m Novo. Al√©m da montaria, o programa prev√™ ainda trabalho de baia (solo), no qual ser√£o trabalhadas as atividades de vida di√°ria, como alimenta√ß√£o, higiene, cuidados veterin√°rios e outras rotinas.

‚ÄúSabemos o quanto a equoterapia √© capaz de proporcionar √†s crian√ßas com necessidades espec√≠ficas um salto gigantesco em seu desenvolvimento biopsicossocial‚ÄĚ, explica Sandro Fernandes, psic√≥logo e coordenador do Instituto Cavalo Amigo. O programa contemplar√° a realiza√ß√£o de avalia√ß√Ķes, anamneses, atendimento a cavalo, atendimentos terap√™uticos aos pais (individuais e em grupo) e relat√≥rio semestral das evolu√ß√Ķes dos alunos.

Orlando Moraes

Cristiano Vieira