Sine: aliado do trabalhador para vencer os desafios da Covid-19

01/05/2021 07:01
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Uma das novidades implantadas neste ano foi o atendimento a imigrantes, com o auxílio de intérpretes

A pandemia da Covid-19 gerou uma crise sem precedentes no mercado de trabalho de todo o país. Em Porto Alegre, o Sine Municipal atua para reduzir os impactos negativos na geração de empregos. Foram 2.439 vagas de emprego oferecidas, sendo 510 provenientes da captação direta do Sine e 1.929 do cadastro geral de vagas, de janeiro a abril deste ano. Foram encaminhadas 3.198 cartas de indicações para entrevistas de seleção. Construção civil e serviços foram os setores que mais disponibilizaram vagas.

Durante a pandemia e para cumprir com os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19, o atendimento na sede do Sine passou por adequações. Um exemplo é o agendamento eletrônico que diminuiu as filas de espera dos desempregados e qualificou o atendimento individualizado de encaminhamento às entrevistas de emprego.

Além disto, este ano, de acordo com os protocolos sanitários, foram estabelecidos dias preferenciais para o atendimento a grupos como imigrantes (com intérprete para acompanhar as entrevistas) e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para fomentar a captação de vagas de trabalho a pessoas em situação de vulnerabilidade social, a unidade do Sine Municipal recebe os candidatos encaminhados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e unidades da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Dentro desse recorte estão catadores, carrinheiros, guardadores de carro, moradores de rua, quilombolas, mulheres em situação de vulnerabilidade social, imigrantes, LGBTQI+ e idosos que necessitam compor renda.

Para ampliar as oportunidades e fortalecer a mão de obra local, o Sine também fechou parcerias com cursos on-line para diferentes áreas, como empreendedorismo, entre outras. Outra medida adotada foi a disponibilização da lista de vagas de emprego oferecidas, que é publicada semanalmente no site e nas redes sociais da prefeitura.

A unidade municipal do Sine fica na avenida Sepúlveda, esquina com a avenida Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre. Horário de atendimento é das 8h às 17h , de segunda-feira a sexta-feira.

 

Eduarda Alcaraz

Gilmar Martins