Semana da Pessoa com Deficiência terá debate sobre paradesporto

23/08/2021 11:18

  

Filipe Lederhos / SMDSE / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Práticas esportivas são instrumentos de inclusão social das pessoas com deficiência

Nesta segunda-feira, 23, às 15h, será realizado o primeiro encontro virtual da 24ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A pauta do debate será o paradesporto como ferramenta de inclusão social. O evento ocorre na página do facebook da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).  

O encontro conta com a participação de Alex Gaúcho, duas vezes campeão  paraolímpico e medalhista mundial em 2013. A coordenadora do Paradesporto da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Liza Cenci, destaca  o foco do trabalho. "O nosso objetivo é oportunizar o paradesporto como inclusão nos espaços coletivos, não apenas da prefeitura, mas com a integração em espaços privados também”, informa Liza Cenci.

Muito conhecem histórias de alguém que teve sua vida transformada pelo esporte. O esporte adaptado possui regras e materiais específicos que possibilitam aos praticantes com deficiência seu pleno desempenho.

A atuação do Brasil nas últimas Paralimpíadas tem chamado a atenção para a importância desse evento. Isso mostra que o esporte adaptado pode abrir diversos caminhos e possibilidades aos praticantes portadores de deficiência. Entre os benefícios destacam-se a melhora da autoestima, autoconfiança e qualidade de vida, prevenção de doenças, em especial as de causa emocional, e aumento dos laços sociais e de amizade.

O evento também terá a participação do gestor de paradesporto e presidente da Associação Esporte+, Rotechild Prestes, e do professor de Educação Física, Luciano Possamai. A mediação será do assessor técnico da Coordenação de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDS, Adilso Corlassoli.

A programação é realizada pelo Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdepa), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), através da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social, e conta com participação da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Educação Especial e de Esporte, Lazer e Juventude.

Paradesporto - São modalidades esportivas praticadas por pessoas com deficiência.

Paralímpico - São as modalidades esportivas praticadas por pessoas com deficiência que fazem parte do quadro de modalidades reconhecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Portanto, todas as modalidades esportivas praticadas por pessoas com deficiência recebem a nomenclatura de paradesporto e/ou paradesportiva e dentre elas algumas são Paralímpicas.

Hoje, os Jogos Paralímpicos são um evento de esporte de alto rendimento para atletas deficientes. Apesar disso, os Jogos enfatizam mais as conquistas do que as deficiências dos participantes. Os Jogos Paralímpicos têm sido sempre realizados no mesmo ano dos Jogos Olímpicos. Desde os Jogos de Seul, em 1988, também têm sido sediados no mesmo local. Em 19 de junho de 2001, foi assinado um acordo entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) que assegura esta prática para o futuro.

Confira a programação completa

 

 

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes