Secretaria faz encontro virtual para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQI+

28/06/2021 08:37

  

Joel Vargas / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Data busca conscientizar a população sobre a importância de se construir uma sociedade sem preconceitos

A Coordenação de Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) promove, nesta segunda-feira, 28, às 14h, uma conversa on-line com representantes de ONGs e ativistas da comunidade LGBTQI+ para falar sobre os espaços conquistados e os desafios para alcançar mais igualdade. A transmissão ao vivo será feita pela página do Facebook da secretaria. O debate marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+, 28 de junho, data que celebra todas as identidades de gênero: gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais, transgênero. Também busca conscientizar a população sobre a importância de se construir uma sociedade sem preconceitos. 

Para a coordenadora da Diversidade Sexual e de Gênero, Camila Rodrigues, a data lembra a respeito da discriminação que sofre a comunidade LGBTQI+. “Ninguém deve ter vergonha de ser quem é, e as políticas públicas são instrumentos para acolher e garantir a preservação da dignidade de todos”, afirma Camila.

Histórico - A data tem origem na Rebelião de Stonewall, nos Estados Unidos, em 1969, quando, por cinco dias, frequentadores do bar Stonewall fizeram manifestações em frente ao local para protestar contra a violência da polícia local contra a comunidade LGBTQI+. Um ano depois, em 1970, foram realizadas as primeiras marchas do orgulho LGBT, fenômeno que se espalhou por vários países. Na Capital, a Parada de Luta acontece desde 2007 no Parque Farroupilha. O Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+ integra o Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre.

Serviços específicos - A SMDS oferece às pessoas da comunidade LGBTQI+ serviços como apoio psicológico e jurídico às vítimas de homofobia e transfobia, auxílio para colocação no mercado de trabalho e encaminhamento para retificação de nome civil para pessoas trans, entre outros. A Coordenação da Diversidade fica junto à Diretoria de Direitos Humanos e Outras Identitárias, na rua dos Andradas, 1643, sala 502. A recepção é realizada de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3289-2068.

Saúde - A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove o atendimento integral de saúde a pessoas transexuais e travestis no Ambulatório Trans de Porto Alegre (Ambulatório T). A iniciativa é pioneira e ainda inédita em outras cidades do Rio Grande do Sul. O Ambulatório T realizou mais de 830 atendimentos de janeiro a abril deste ano. O dado inclui consultas médicas e atendimentos multiprofissionais, além do cadastro de mais de 180 novos usuários. São oferecidas cerca de 130 consultas médicas por mês. O serviço funciona às segundas e quartas-feiras, das 18h às 22h, no 2º andar do Centro de Saúde Modelo (rua Jerônimo de Ornellas, 55, bairro Santana). O atendimento é para residentes de Porto Alegre, e o agendamento das consultas pode ser feito pelo WhatsApp (51) 9938-3572 ou por demanda espontânea.

 

Vanessa Conte e Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes