Registro Unificado para identificar atingidos pela enchente pode ser realizado on-line ou presencial

24/05/2024 07:37

A Prefeitura de Porto Alegre amplia o atendimento √† popula√ß√£o afetada pela enchente com a cria√ß√£o do Registro Unificado. Com essa base √ļnica, ser√° poss√≠vel identificar os atingidos e qualificar os dados para que sejam direcionados a programas sociais que est√£o em desenvolvimento pelos governos municipal, estadual e federal.

A coordenadora do trabalho e assistente social da Secretaria Extraordin√°ria de Moderniza√ß√£o e Gest√£o de Projetos, Adriana Furtado, explica que o documento reunir√° informa√ß√Ķes que servir√£o para o planejamento das pol√≠ticas p√ļblicas imediatas e futuras das mais diversas √°reas: sa√ļde, educa√ß√£o, economia, causa animal, assist√™ncia social, trabalho e renda e habita√ß√£o.

“A partir deste levantamento será possível saber o perfil, quem são e quais as necessidades das famílias atingidas e, assim, enquadrá-las nos programas disponíveis’’, afirma.

Cadastramento - O cadastramento come√ßou no √ļltimo s√°bado, 18, nos abrigos da prefeitura e parceirizados. O trabalho √© realizado por servidores municipais convocados para esta for√ßa-tarefa e segue at√© sexta-feira, 24.

O registro pode ser feito por moradores de áreas alagadas, que estejam ou não incluídos no CadÚnico. Veja aqui as áreas atingidas pelo alagamento na Capital.

O cadastramento também pode ser realizado pelo próprio cidadão por meio de plataforma on-line e locais físicos. Confira abaixo os endereços que estão abertos nesta sexta-feira, 24.

Onde se cadastrar:

Internet - pelo site - https://prefeituradeportoalegre.branet.com.br

Locais físicos - das 8h30 às 17h:
- Complexo Cultural Esportivo da Bom Jesus  e Centro de Referência da Juventude - rua Marta Costa Franzen, 101
- Casa dos Conselhos - avenida Jo√£o Pessoa, 1110, esquina com a Ven√Ęncio Aires
- Estação Cidadania da Lomba do Pinheiro - Estrada João de Oliveira Remião, 5250, bairro Agronomia
-¬†Terminal Tri√Ęngulo - avenida Assis Brasil, 4320

Das 9h às 17h:
- Departamento Municipal de Habitação (Demhab) - avenida Princesa Isabel, 1115

Quem pode se cadastrar:

Abrigados - famílias que estão em alojamentos/abrigos cadastrados na prefeitura. Cadastramento já em andamento feito por servidores municipais. Nestes casos, não é preciso fazer on-line e nem se dirigir a um dos locais físicos.
Desalojados que estão em casas - famílias que estão em casa de amigos e parentes; pessoas que estão em suas casas, mesmo que em estado de alagamento ou danificadas.

Lissandra Mendonça