Prefeitura segue acolhimento às pessoas em situação de rua

20/05/2022 10:45
Pedro Piegas / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Ação no ginásio contou com ajuda de parceiros

A previsão é de um fim de semana de baixas temperaturas e a rede de proteção municipal está preparada para atender as pessoas em situação de rua. A prefeitura conta com 12 equipes de abordagem social, que seguem oferecendo opções de acolhimento àqueles que estão nas ruas da cidade.

O município oferece 240 vagas em albergues para pernoite, além de 350 vagas em hospedagem social na parceria com as pousadas credenciadas. Para aqueles que não aceitam acolhimento, são distribuídos cobertores e agasalhos. No primeiro trimestre de 2022 foram abordadas 818 pessoas em situação de rua.

Atualmente, há 373 acolhidos em vagas de forma permanente, em formatos diferentes de atendimento - abrigos para indivíduos, famílias, migrantes, idosos, casas lares, residencial inclusivo e instituições de longa permanência. Nesta  modalidade são 386 vagas.

“A rede coordenada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) está preparada e acolhendo de forma sistemática quem precisa. Com o suporte da equipe da Secretaria Municipal de Desenvlolvimento Social, seguimos atentos  para atuar em qualquer eventualidade extraordinária”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt.

Ginásio Tesourinha- A estrutura emergencial no Ginásio Tesourinha foi desativada na manhã desta sexta-feira, 20, mas mantêm-se como retaguarda até o início da Operação Inverno - prevista para 4 de junho -, quando será ampliada a oferta de vagas de acolhimento. 

“Foi uma operação estratégica emergencial no qual foi possível acolher todos que precisaram. Observamos uma redução na procura, o que significa o sucesso da busca ativa para que as pessoas em situação de rua aceitem alguma das ofertas de acolhimento da rede municipal”, avalia Voigt.

Além das equipes da Fasc e da Secretaria Municipal de Desenvlolvimento Social, a operação contou com a parceria da Defesa Civil, SAMU, secretarias municipais de Segurança, Governança, Habitação e Regularização Fundiária, Esporte, Lazer e Juventude e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Também participaram como parceiros a Cruz Vermelha e a Mitra Diocesana, que doou as refeições e o café da manhã.

Ao todo foram cerca de 150 pernoites no Tesourinha nesta primeira semana de frio mais intenso. Na última noite, quarta-feira, 48 acessaram o ginásio e 19 pernoitaram no local. Como o frio amenizou, sobraram vagas nos albergues e pousadas e 27 pessoas foram encaminhadas para estes espaços. Duas não aceitaram acolhimento. A rede de acolhimento atendeu cerca de 600 pessoas nestes últimos dias.  

A presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, agradece aos parceiros e sociedade civil que deram suporte para realizar a ação com tranquilidade. “Entendemos que cumprimos, como prefeitura, um momento de cuidado, de zelo diante das previsões climáticas extremas. Mostramos que estamos preparados para enfrentar os próximos desafios do inverno", completa.

A rede de proteção social às pessoas em situação de rua podem ser acionadas pelo telefone 156 opção 7.

Serviços

Rede de atendimento noturno:
Albergue Dias da Cruz: albergue 12h
Avenida Azenha, 366 - Azenha

Albergue Acolher 1 - albergue 12h
Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim

Albergue Acolher 2 - albergue 12h
Rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Central de Abordagem -  atendimento 24h pelos telefones (51) 3289 4994 ou pelo 156 opção 7

Rede de atendimento diurno:
Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

Centro POP 1 - Santana
Avenida João Pessoa, 2384, Farroupilha

Centro POP 2 - Floresta
Rua Gaspar Martins, 114/120, Floresta

Centro POP 3 - Navegantes
Avenida França, 496, Navegantes

SCFV - Adultos Pop Rua - Ilê Mulher
Rua Santo Antônio, 64, Floresta

Restaurantes Populares -  almoço
Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
Zona Norte: rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)

Maria Emilia Portella e Evelize Fabricio

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes