Prefeitura realiza capacitação para servidores sobre eleição do Conselho Tutelar

26/09/2023 18:07
Pedro Piegas / PMPA
Desenvolvimento Social
Eleição dos novos conselheiros tutelares acontecerá em 1º de outubro na Capital

Nesta terça-feira, 26, aconteceu o treinamento para presidentes, mesários e equipe de apoio selecionados para atuar nas eleições dos Conselhos Tutelares 2023, que ocorrem em 1º de outubro. A atividade aconteceu na Igreja Evangélica Encontros de Fé, bairro Navegantes.

Dos 900 selecionados, compareceram cerca de 700 servidores da Prefeitura de Porto Alegre. Os participantes foram orientados sobre processos do certame eleitoral. “Mesmo sendo um trabalho facultativo, o que vemos aqui é uma prova de vida cidadã a participação de todos os integrantes no processo eleitoral dos conselhos”, destacou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), Léo Voigt.

Os participantes também foram instruídos sobre diversos aspectos do processo eleitoral e a confiabilidade das urnas eletrônicas. Desde habilidades fundamentais até procedimentos como a emissão da "zerésima", o documento que atesta a ausência de votos registrados no dispositivo, orientação aos eleitores, fiscalização das cabines e encerramento da votação. Além disso, os servidores tiveram a oportunidade de esclarecer as principais dúvidas relacionadas a essa importante atividade.

"Estou muito satisfeito com a participação dos servidores do Executivo, mesmo em um dia chuvoso e desafiador na cidade. Isso nos permite acreditar que não enfrentaremos grandes problemas de falta de pessoal, algo que preocupava bastante com base em experiências passadas nas eleições", completou Paulo Meira, presidente da Comissão Eleitoral.

A atividade foi realizada pela SMDS, com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Comissão Eleitoral, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Porto Alegre e o Escritório Eleitoral.

Eleições – No próximo domingo, º de outubro, Porto Alegre realiza as eleições que definirão os conselheiros tutelares titulares e suplentes para 10 microrregiões da cidade. Um total de 285 urnas eletrônicas será utilizado no pleito, que ocorrerá das 8h30 às 17h. Todos os eleitores que estiverem em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho de 2023 estão aptos a participar da votação. Aqui neste link estão todas as informações, incluindo os locais de votação.  

 

Leandro Olegário

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes