Prefeitura leva serviços para a Parada Livre neste domingo

09/12/2023 06:41
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Evento busca a conscientização sobre os direitos das pessoas LGBTQIAPN+

Neste domingo, 10, será realizada a 26ª Parada Livre de Porto Alegre. O evento ocorrerá a partir das 12h no Parque Farroupilha (Redenção) e terá como objetivo a conscientização sobre os direitos das pessoas LGBTQIAPN+. Além de apresentações no palco principal, a parada também contará com uma marcha acompanhada por trios elétricos pelo entorno do parque. Serão disponibilizados serviços da prefeitura para a população.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) estará presente com os serviços do Centro de Referência em Direitos Humanos, orientando o público sobre situações de preconceito ou violência. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestará orientação e disponibilizará autotestes de HIV, preservativos, lubrificantes e materiais informativos sobre tuberculose e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A coordenadora de Direitos de Diversidade Sexual e Gênero da SMDS, Maria Odete Bento, destaca o caráter democrático do evento: “a Parada Livre é o momento de debater a diversidade com todos os membros da comunidade LGBTQIAPN+, inclusive os mais vulneráveis. É uma oportunidade de buscar a implantação de políticas voltadas a esta parcela da populaçãoâ€.

A Prefeitura de Porto Alegre ainda estará auxiliando na segurança, com a Guarda Municipal, na organização do trânsito, pela EPTC, e na limpeza e manutenção do parque, através do DMLU.

Outros serviços estarão disponíveis na Rua de Direitos, espaço dedicado às instituições públicas e organizações da sociedade civil das áreas da saúde, justiça e assistência social.

A abertura do evento ocorre às 12h na esplanada do Parque Farroupilha (Redenção), com a saída da marcha prevista para as 16h. A Rua de Direitos estará aberta ao público das 12h às 16h.

  

 

Arthur Mezacasa (estagiário) / Supervisão: Francieli Keller

Gilmar Martins