Pré-Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência acontece neste sábado

05/08/2023 08:45

Neste sábado, 5, acontece a primeira pré-Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre. O evento ocorre das 14h às 18h, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal (avenida Loureiro da Silva, 255).

O objetivo dos pré-encontros (serão três no total) é preparar as questões que serão abordadas na V Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre, que não ocorre desde 2019 - a partir de 2020, foi interrompida durante a pandemia - e será realizada dias 25 e 26 de agosto, também no Plenário Ana Terra.

Com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, a conferência abordará cinco eixos temáticos (veja abaixo), propondo diretrizes e estratégias para o aperfeiçoamento da rede de atendimento e dos direitos das pessoas com deficiência.

As deliberações e propostas aprovadas na conferência serão encaminhadas para o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa), órgão responsável pela implementação das políticas públicas para este público em Porto Alegre.

“A realização da conferência é fundamental para a promoção da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência, sendo uma oportunidade para discutir e propor soluções para os desafios enfrentados pela nossa população e garantir que essas vozes sejam ouvidas na implementação de políticas públicas”, explica o secretário-adjunto da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Paulo Brum.

Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência - Eixos temáticos
I – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência;
II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas;
III – Financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência;
IV – Direito e acessibilidade; 
V – Desafios para a comunicação universal.

  

 

Francieli Keller

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes