Prazo para cadastramento no Registro Unificado termina nesta sexta-feira

12/07/2024 08:45

Termina nesta sexta-feira, 12, às 17h, o prazo para que as famílias atingidas pela enchente se cadastrem no Registro Unificado e possam solicitar os benefícios Auxílio Reconstrução e Estadia Solidária. Os cadastros devem ser feitos on-line ou presencialmente. O sistema permanecerá disponível apenas para alteração dos dados já cadastrados.

Auxílio Reconstrução
- Prazo para cadastramento: sexta-feira, 12, às 17h.
- Prazo envio dos dados ao governo federal: sexta-feira, 12, às 23h59.
- R$ 5,1 mil por família.
Critérios:
- Fam√≠lias desalojadas ou desabrigadas residentes em √°reas inundadas ou danificadas por enxurradas ou deslizamentos em decorr√™ncia dos eventos clim√°ticos nos munic√≠pios que tiveram a situa√ß√£o de emerg√™ncia ou o estado de calamidade p√ļblica.

Estadia Solid√°ria
- Prazo para cadastramento: sexta-feira, 12, às 17h.
- R$ 1 mil por até 12 meses.
Critérios:
- Morador de Porto Alegre de área atingida pela enchente de maio, segundo critério da Defesa Civil Municipal;
- Cadastro no Registro Unificado Municipal e autodeclarar que a sua residência não está habitável;
- Inscrição no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico);
- Ser morador/família com renda mensal informada no CadÚnico de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 706).

Plano -¬†O Plano Estrat√©gico de Reconstru√ß√£o de Porto Alegre foi estruturado em seis eixos: recupera√ß√£o da infraestrutura e equipamentos p√ļblicos, habita√ß√£o de interesse social, projetos urbanos resilientes, recupera√ß√£o de atividades empresariais e financiamentos, adapta√ß√£o clim√°tica e monitoramento e transpar√™ncia. Em 19 de junho, a prefeitura tamb√©m anunciou a cria√ß√£o do Escrit√≥rio de Reconstru√ß√£o e Adapta√ß√£o Clim√°tica, que tem o objetivo de atuar como um facilitador na integra√ß√£o dos √≥rg√£os municipais.

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça