Novos conselheiros de segurança alimentar e nutricional sustentável tomam posse

16/02/2023 12:32

  

Henrique Hainzenreder / SMDS / PMPA
Desenvolvimento Social
Segurança alimentar é o direito à alimentação de qualidade, em quantidade adequada e com regularidade

Nesta quinta-feira, 16, foi realizada a cerimônia de posse da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Porto Alegre (Comsans), conforme publicação no Diário Oficial no dia 1º de fevereiro de 2023. Os conselheiros eleitos para os cargos de presidente, vice-presidentes e secretários assumiram, entre outras atribuições, o compromisso de estimular ações de incentivo à alimentação balanceada com um olhar técnico e empático às realidades sociais.

O Comsans é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Para o secretário Léo Voigt, a nova gestão tem a oportunidade de ser um agente educador sobre a complexidade da segurança alimentar. “Cada vez menos devemos usar a temática da fome como assistencialismo apenas. Porto Alegre tem um avanço constante no combate à insegurança alimentar, com a abertura de novos restaurantes populares, a autonomia para aquisição de alimentos com o cartão Mais Proteção e o desenvolvimento do Plano Municipal de Segurança Alimentar”, destacou Voigt.

A presidente recém-empossada, Milena Bittencourt, é uma das representantes da sociedade civil no conselho. Segundo ela, será realizada uma construção coletiva e transparente. “Queremos promover uma nutrição mais adequada aos nossos povos tradicionais, de matriz africana, indígenas, pescadores e toda a comunidade”, explicou Milena.

A composição da mesa para a gestão no biênio 2022/2024 é a seguinte:

Presidente: Milena Bittencourt (comunidade tradicional religiosa de matriz africana)

1º vice-presidente: Moisés da Silva (comunidade tradicional indígena)

2º vice-presidente: Carlos Fernando Simões Filho (Secretaria Municipal de Governança e Coordenação Política)

1ª secretária: Bruna Pedroso Thomaz de Oliveira (Fórum Fome Zero)

2ª secretária: Priscilla Rohmann da Silva Rosa (Sesc-Mesa Brasil)

Comsans - O conselho é composto por representantes governamentais e da sociedade civil. Tem caráter deliberativo e de controle social da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Foi criado pela Lei Complementar nº 577/2007 e regulamentado pelo Decreto nº 16.027/2008.

 

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes