Mês do idoso terá atividades na Restinga neste domingo

02/10/2021 08:03
Robson Da Silveira / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Abertura da programação ocorreu no bairro Sarandi, Zona Norte, na sexta-feira

Em outubro a Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) , em ação transversal com várias outras secretarias municipais, organizou uma programação híbrida para celebrar o Mês do Idoso.  Neste sábado, 2, as atividades serão virtuais, e no  domingo, 3, das 9h às 13h, na Esplanada da Restinga (Av. João Antônio Silveira, s/nº), serão oferecidas vacinação, atividades esportivas, atividades culturais e orientações para as pessoas acima de 60 anos pelo INSS Regional  Porto Alegre.

Na sexta-feira,  1º, a abertura da programação foi realizada no bairro Sarandi, na sede da Associação de Moradores da Vila Elizabeth e Parque (Amvep), com a participação das secretarias de Saúde (SMS), Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Cultura (SMC) , da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), da Guarda Municipal,  do Sesi Saúde e da Delegacia do Idoso RS.

O secretário  da SMDS, Léo Voigt, ressaltou que o mês é para se refletir, mobilizar e conscientizar sobre a importância da população idosa. Ele anunciou novos serviços que a SMDS vai disponibilizar a esta população. “Muito breve teremos um centro de atendimento especializado para os idosos em Porto Alegre. É uma das agendas prioritárias para o prefeito Melo, e todos os esforços estão sendo feitos para acelerar o inicio do atendimento."

O coordenador dos Direitos da Pessoa Idosa da SMDS destacou que tanto os eventos presenciais como as atividades on-line visam fortalecer o protagonismo do idoso. “Vamos reforçar a autonomia da pessoa idosa, tanto facilitando o acesso à vacina como oferecendo oficinas informativas”, explica Ramalho. Ele ainda convidou a participarem das atividades planejadas para o Outubro Prata.

O secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Antônio Carlos Pereira, ressaltou a importância da atividade em todas as idades, especialmente acima dos 60 anos. "A mobilização dos grupos, como os presentes aqui, é fundamental para garantir qualidade de vida, disposição e bem-estar", declarou, citando as equipes de câmbio que se concentravam para a partida no Ginásio da Amvep.

Arte e cultura - A abertura oficial contou com as apresentações de um  quinteto de sopro da Banda Municipal de Porto Alegre,  do grupo de canto Girassol, da Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps) e do coral Kalebe.

Também participaram da abertura o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, vereador Alvoni Medina,  a diretora de Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer, o chefe de Gabinete da Secretaria da Cultura, Henry Ventura, a  presidente da Anapps RS, Sandra Ramalho, o presidente da Amvep, Domingos Tenedini, o vice-presidente da Amvep, Jacerdi Araújo e os representantes da Souza Rodrigues Advogados que prestaram informações jurídicas aos idosos durante todo o dia.

Eduarda Alcaraz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes