Mês da pessoa idosa tem programação diversificada na Capital

02/10/2023 16:40

Nesta segunda-feira, 2, foi realizado um evento na Casa dos Conselhos Municipais para a valorização da população 60+. Representantes do executivo e legislativo municipal, além do judiciário e do Conselho Municipal do Idoso estiveram presentes. Durante todo o mês de outubro, diversas atividades serão realizadas na capital gaúcha para promover o bem-estar, a capacitação e o protagonismo das pessoas idosas na comunidade. Veja aqui a programação.

Organizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), através da Coordenação dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, as atividades incluem workshops de empreendedorismo sênior, capacitação para lideranças e equipes de organizações da sociedade civil, programas culturais, como o "Se Vira nos 60+" e o Sarau Poético Musical, além de palestras sobre direitos humanos e a pessoa idosa.

Para Cássia Kuhn, coordenadora dos direitos da pessoa idosa da SMDS, é fundamental valorizar esse público. “Essas atividades proporcionam um ambiente propício para o aprendizado, a interação social e o fortalecimento dos laços entre a comunidade e a população idosa, destacando a importância de reconhecer as contribuições dessa faixa etária para a sociedade”, destacou.

Também estão previstas ações voltadas para o cuidado e a saúde, como oficinas de pilates, yoga, estimulação cognitiva e nutrição. “Esta fase da vida não é marcada apenas por dificuldades, mas também por oportunidades de buscar uma nova carreira, nova formação, fazer atividades diferentes, se conectar mais com familiares e amigos”, avalia Júlia Obst, diretora de Direitos Humanos e Outras Identitárias da SMDS.

No dia 1° de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. A data tem como objetivo homenagear, mas também conscientizar e sensibilizar a sociedade para as necessidades desta parcela da população. Em Porto Alegre, 15% da população já possui mais de 60 anos.

 

Leandro Olegário

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes