Força-tarefa da prefeitura auxilia refugiados ucranianos

23/04/2022 10:00

Uma força-tarefa que envolveu a Prefeitura de Porto Alegre, através da Diretoria de Relações Internacionais e das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, auxiliou na recepção e acomodação de quatro ucranianos surdos que estavam em Porto Alegre, sem estrutura alguma para se comunicarem.

Eles foram atendidos pelo intérprete de libras da prefeitura, Lennon Tarragô, e mais tarde a Federação de Educação de Surdos, parceira da SMDS se somou ao atendimento. 
"Eles se refugiaram no Uruguai, mas desejam retornar para a Alemanha, onde possuem parentes. Embarcam na segunda-feira, 25, a partir de Porto Alegre", informou Lennon.

Os refugiados estavam sem recursos para alimentação e hospedagem, pediram ajuda à segurança do aeroporto, que solicitou o apoio da prefeitura. Essa mobilização contou com o apoio voluntário da rede Master de Hoteis e da Paróquia Ortodoxa Ucraniana Santíssima Trindade Canoas. A assistência será dada até a hora do embarque na segunda-feira.

  

 

Maria Emília Portella

Andrea Brasil