Evento na orla busca visibilidade para pessoas com deficiência

18/12/2023 15:11
Cesar Lopes / PMPA
Desenvolvimento Social
Atividades incluíram apresentações de música, teatro, capoeira e arte circense

No domingo, 17, um evento realizado na Orla do Guaíba celebrou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. As atividades incluíram atrações culturais e serviços.

A mobilização começou pela manhã na Rótula das Cuias, de onde partiu a Caminhada Solidária em direção à Usina do Gasômetro. Ali estava montado o palco onde ocorreram as apresentações de música, teatro, capoeira e arte circense. Participantes das oficinas das Pracinhas da Cultura da Restinga e da Lomba do Pinheiro foram algumas das atrações.

Próximo ao meio-dia, ocorreu a abertura oficial e a posse da nova presidência do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa).

Ao longo do evento, foi possível conferir serviços da prefeitura e de organizações parceiras, brinquedos infláveis para as crianças e circuito sensorial. O público pôde aproveitar também a distribuição de água e protetor solar. O encerramento ocorreu às 16h.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado em 3 de dezembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1992 e propõe o debate sobre os direitos dessa população.

 

Arthur Mezacasa (estagiário) / Supervisão: Francieli Keller

Gilmar Martins