Encerradas as pré-conferências regionais dos direitos da criança e do adolescente

03/03/2023 20:30

Nesta sexta-feira, 3, as pré-conferências das regiões das Ilhas e Extremo Sul encerraram a fase regional de encontros preparatórios para a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Participaram das reuniões em 13 microrregiões os jovens atendidos pela rede da criança e do adolescente dos territórios. As atividades foram coordenadas pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Nelson Beron, essa é uma oportunidade para compreender as demandas dos jovens e pensar em projetos que façam a diferença nas suas vidas. “O desenvolvimento social, a rede de proteção e a assistência social dialogando com estudantes, crianças, adolescentes, ouvindo os seus desafios do presente para construirmos juntos o futuro", afirmou.

Nas reuniões regionais, os grupos foram divididos em eixos temáticos que discutiram os seguintes tópicos: promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos durante a pandemia; participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

De acordo com o representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no CMDCA, Paulo Meira, a mobilização dos jovens para reivindicar seus direitos é fundamental. “A participação deles nestas assembleias é fundamental, tanto para a formação de pensamento crítico e debate de ideias, como para compreendermos suas reais necessidades”, explica Meira.

12ª Conferência Municipal - Nos dias 14 e 15 de março, a Conferência Municipal será realizada no Instituto Mont’Serrat (rua 18 de Novembro, 1000 – Navegantes), com o tema A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. As atividades são abertas ao público.

Eduarda Alcaraz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes