Eleição do Conselho Tutelar: saiba como votar neste domingo

30/09/2023 09:56

A eleição de Conselhos Tutelares ocorrerá neste domingo, 1°, em 9 das 10 microrregiões de Porto Alegre. A microrregião 1, que inclui os bairros Anchieta, Arquipélago, Farrapos, Humaitá, Marcílio Dias, Navegantes e São Geraldo, teve a votação adiada em decorrência dos alagamentos causados pela chuva dos últimos dias.

O pleito está sendo organizado pela comissão eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Serão eleitos 5 conselheiros tutelares titulares e 10 suplentes para cada uma das microrregiões da Capital. Neste site estão todas as informações. Abaixo, veja como proceder no domingo:

Quem pode votar - Todos os cidadãos que possuem título de eleitor e em situação regular com a Justiça Eleitoral até 3 de julho deste ano. Quem estiver irregular após esta data não está habilitado a votar.

Documentos - É necessário apresentar aos mesários um documento de identificação com foto (por exemplo, RG, CNH ou Passaporte). O título de eleitor é opcional. Não será usada biometria nesta votação.

Locais de votação – É preciso ficar atento à qual microrregião na qual o eleitor está cadastrado. O título de eleitor está registrado automaticamente em uma microrregião específica, por isso a tentativa de efetuar o voto em uma microrregião diferente não será efetiva. Além disso, o eleitor só pode votar em candidatos da mesma microrregião que está registrado. O voto em candidatos de outras microrregiões será computado como nulo.

Além disso, a eleição de Conselhos Tutelares possui menos locais de votação do que eleições municipais ou nacionais, então a seção que consta no não será considerada neste pleito. Neste link pode ser consultada a relação de candidatos por microrregião e neste link uma ferramenta que indica o local de votação.

Horários - A votação inicia às 8h30 e encerra às 17h. Caso haja fila, a partir das 17h, será feita a distribuição de senhas para que todos eleitores possam depositar seu voto.

Votos - Cada eleitor possui cinco votos disponíveis. Cada um deles precisa necessariamente ser preenchido, seja com voto válido ou com voto branco/nulo. Fica a cargo do eleitor decidir votar em apenas um candidato ou mais de um. Cada candidato só pode receber um voto por eleitor, ou seja, se o eleitor depositar 5 votos em um mesmo candidato, ele preencherá sua votação, mas o candidato só receberá um voto.

Números - Os candidatos das microrregiões 1 a 9 possuem números de urna de quatro dígitos. Os candidatos da 10ª microrregião possuem número de urna com cinco dígitos. Esta diferença ocorre porque os números de candidatos iniciam com o número da microrregião. Os candidatos e suas respectivas microrregiões podem ser conferidos neste link.

 

Arthur Mezacasa - Estagiário / Leandro Olegário (Supervisão)

Gilmar Martins