Divulgado listão de aprovados para eleição de conselheiros tutelares

03/08/2023 17:39

O listão com os aprovados na prova para candidatos ao Conselho Tutelar foi divulgado em edição do Diário Oficial de Porto Alegre desta quinta-feira, 3. Foram classificados os participantes que obtiveram pelo menos 36 acertos no teste com 60 questões de múltipla escolha, aplicado no dia 23 de julho. De 282 candidatos aptos à realização da prova, 259 foram aprovados.

A prova teve como objetivo testar o conhecimento dos participantes sobre as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), necessário para o desempenho da função de conselheiro tutelar.

Para o coordenador da Unidade de Apoio dos Conselhos Tutelares da SMDS, Paulo Meira, o alto índice de aprovação deve-se a vários fatores. “A prova levou em consideração a coerência entre as questões e o conteúdo e o nível de escolaridade exigido, com o auxílio técnico e profissional prestado pela Fundatec, responsável pela aplicação do exame. O nível de provas anteriores, que sempre eram consideradas difíceis, estimulou os candidatos a se prepararem melhor para a deste ano”.

Candidatos que não foram aprovados que desejarem entrar com pedido de recurso podem enviá-lo para o endereço eleicoesconselhostutelares2023@portoalegre.rs.gov.br até segunda-feira, 7.

A eleição de conselheiros ocorrerá no dia 1° de outubro e preencherá 50 vagas para os titulares entre as dez microrregiões de Porto Alegre. Todos os cidadãos que possuem título de eleitor e não têm pendências com a Justiça Eleitoral estão aptos a votar.

 

Arthur Mezacasa (estagiário) / Supervisor: Leandro Olegário

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes