Dia da Inclusão Etária tem 246 vagas de emprego para pessoas de 45 anos ou mais

17/10/2022 08:48

  

Cesar Lopes / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Três empresas parceiras estarão no Sine para iniciar o processo de seleção

Nesta segunda-feira, 17, das 8h30 às 16h, uma parceria entre o Sine Municipal e o Gabinete da Primeira-Dama promove o Dia da Inclusão Etária pela empregabilidade das pessoas com 45 anos ou mais. A ação conta com a participação de quatro empresas, sendo três com entrevistas na unidade do Sine, na avenida Sepúlveda, s/n – Centro Histórico.

Entre as 246 vagas, selecionam-se profissionais para as áreas de auxiliar de limpeza (71), atendente de lojas (71), fiscal de lojas (71), consultor de vendas (30), assistente administrativo (2) e costureira (1).

Em março deste ano, o Gabinete da Primeira-Dama conversou com candidatos que aguardavam nas filas durante o Feirão de Empregos Especial 250 anos. "Foi a partir desta escuta que identificamos a necessidade de promovermos oportunidades para a faixa etária de pessoas com mais de 45 anos. É um público muito importante pra sociedade, carregam capacitações sólidas, maturidade da vida e muita vontade de aprender", afirma a primeira-dama Valeria Leopoldino.

De acordo com o diretor do Sine, Adriano Weinmann, o público desta faixa etária busca constantemente os serviços de intermediação de mão de obra. “São diversos casos, tanto profissionais experientes em determinadas áreas ou pessoas que precisaram se recolocar no mercado. O importante é manter o diálogo com as empresas para estimular essa contratação”, explica.

Fenômeno mundial - Um estudo publicado em julho de 2021 pela Generation, organização internacional sem fins lucrativos, revelou que dentre os que têm mais de 45 anos, 63% estão desempregados há mais de um ano. Já no grupo com idades entre 18 e 24 anos, 36% estão sem emprego.

A pesquisa ouviu 3.800 pessoas empregadas e desempregadas e 1.404 empregadores de sete países: Brasil, Índia, Itália, Singapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Entre os empregadores, quando o assunto é escolher quem tem “mais experiência” o relatório apontou que existe uma preferência pelos mais jovens. Para 24% dos contratantes, pessoas entre 18 e 24 anos se saem melhor nesse quesito; para 58%, o grupo de 35 a 44 anos tem vantagem; e apenas para 18% quem tem mais de 45 anos possui mais experiências relevantes. De acordo com o estudo, essa tendência se dá pelo conhecimento tecnológico e interesse em se atualizar constantemente.

 

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes