Copa dos Refugiados e Migrantes será realizada neste domingo

26/11/2022 08:17

Com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), a Copa dos Refugiados e Migrantes será neste domingo, 27, das 8h às 18h, no Sesc Campestre. Promovido pela organização Pelo Direito de Migrar (PDMIG) – África do Coração, o evento terá a participação de 180 atletas amadores representando os seus países: Angola, Senegal, Colômbia, Haiti, Venezuela, Palestina, Líbano, Chile, Guiné e Peru. Além da SMDS, são parceiros na realização as secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude e de Saúde, o Comitê Municipal de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas, a Fundação Pan-Americana pelo Desenvolvimento e o Sesc-RS.

Os jogos começam às 8h de domingo. Na primeira fase, as equipes, divididas em duas chaves com cinco times cada, jogam entre si. Os dois primeiros colocados de cada chave se enfrentam no quadrangular final.

O coordenador da Unidade de Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos, Mario Fuentes Barba, afirma que esse encontro eleva a moral dos migrantes e refugiados, além de fortalecer a relação com o país de origem. “O futebol é por si só uma atividade integradora e universal que não delimita cor, raça, credo ou etnia. É um palco para a comunhão sem barreiras das populações migrantes”, explica Barba.

Retomada - O evento esportivo teve início em 2014, no estado de São Paulo. Em 2017 foi realizada a primeira edição em Porto Alegre. Com as atividades interrompidas em 2020 e 2021, em razão da pandemia de Covid-19, esta edição será a retomada da Copa em oito estados brasileiros e em Buenos Aires, na Argentina.

Teste e Trate - A Secretaria Municipal de Saúde aproveita a programação da Copa dos Refugiados para lançar a estratégia Teste e Trate voltada à população de imigrantes e refugiados, no intuito de ampliar a testagem e o tratamento para o vírus da hepatite C em públicos prioritários. Das 9h às 17h, o ônibus Fique Sabendo irá oferecer testes rápidos para detecção de hepatites virais B e C, sífilis e HIV.

Também serão distribuídos preservativos internos e externos, gel lubrificante, material informativo, além de ação de educação em saúde. Haverá coleta de escarro para identificar a tuberculose, orientações relativas à doença e informações sobre dengue e Monkeypox. Com a estratégia Teste e Trate, o objetivo é remover barreiras de diagnóstico e tratamento em pessoas que, por qualquer motivo, estejam em situações de maior vulnerabilidade.

 

Eduarda Alcaraz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes