Centro de Referência em Direitos Humanos passa a funcionar 24h em Porto Alegre

19/09/2023 14:24
Cesar Lopes / PMPA
Desenvolvimento Social
Evento de entrega da nova estrutura ocorreu nesta terça-feira

O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) começou a funcionar 24h a partir desta terça-feira, 19. O evento de entrega da nova estrutura física e de recursos humanos ocorreu no fim desta manhã e reuniu representantes da prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público e Polícia Civil, além de entidades representativas de direitos humanos.

O novo espaço passa a funcionar 24 horas por dia, na sede da SMDS, pelo pelo telefone 0800 6420-100. A ênfase será no atendimento, diagnóstico e encaminhamento de demandas envolvendo pessoas vítimas de qualquer tipo de violação de direitos, como mulheres, refugiados, pessoas idosas, deficientes, indígenas e público LGBTQIA+. O serviço está disponível para cidadãos que se sintam submetidos a tratamento desumano, degradante, em contexto discriminatório e preconceituoso. 

O secretário Léo Voigt garantiu que a expansão do CRDH será efetiva tendo o centro como culminância da rede. O serviço passou a contar com mais profissionais, aumentando de três para 11, com diferentes formações como assistência social, direito e psicologia, a partir de uma parceira do governo municipal com a OSC Atos 29, especializada em projetos de direitos humanos. A diretora de Direitos Humanos e Outras Identitárias da SMDS, Júlia Obst, destacou que o CRDH é um polo de vigilância social para responder diferentes demandas.

O Centro busca fomentar a educação permanente em direitos humanos junto aos órgãos parceiros, viabilizando a proposição de estratégias para o desenvolvimento articulado na promoção, prevenção e protagonismo do público-alvo.

Serviço:

24h: atendimento pelo telefone 0800 6420-100 para diagnóstico e encaminhamento de demandas envolvendo pessoas vítimas de qualquer tipo de violação de direitos.

  

 

Leandro Olegário

Cristiano Vieira