Atividades celebram população com mais de 60 anos

06/06/2023 17:41
Francieli Keller
atividades celebram população com mais de 60 anos
Evento para os idosos, promovido pela SMDS, contou com palestras, apresentações artísticas e rodas de conversa

O “Se vira nos 60”, evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), foi marcado por palestras, apresentações artísticas e rodas de conversa entre idosos e integrantes da rede de proteção aos direitos humanos. As atividades ocorreram na tarde desta terça-feira, 5, no Centro Municipal de Cultura. A data escolhida pela coordenadora dos Direitos Humanos da SMDS, Julia Obst, SMDS, contempla o mês do idoso e a importância de proteger e cuidar dessa população.

Os idosos puderam assistir à palestra da delegada da Polícia Civil, Ana Luiza Caruso. Ela alertou o público sobre possíveis golpes e crimes envolvendo pessoas com mais de 60 anos. “É fundamental que todos estejam atentos e engajados na proteção das pessoas que merecem todo o respeito e cuidado em sua terceira idade”, ressaltou a titular da delegacia de Proteção ao Idoso. Outra prática criminosa destacada pela delegada é a de familiares que aderem a empréstimos bancários no nome dos idosos ou usam seus cartões de crédito sem autorização. Além disso, ele também mencionou golpes no caixa eletrônico, do cartão de crédito, dos "nudes”.

Já a coordenadora dos Direitos da Pessoa Idosa, Cássia Kuhn, afirmou que outra situação preocupante é quando são encaminhados para lares sem fiscalização adequada por parte dos familiares. “Muitas vezes, esses locais não oferecem as condições necessárias para a saúde e bem-estar deles, resultando em maus tratos, falta de higiene e de cuidado. Infelizmente, algumas casas se tornam depósitos de pessoas, deixando-os em situações precárias”, avaliou.

 

Francieli Keller

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes