Artigo: Proteger pessoas em situação de rua

12/10/2022 11:27

Há um ano iniciamos o ousado projeto Ação Rua Adultos para enfrentar um dos maiores desafios das metrópoles: a situação de rua domicílio. Essa população pode ser agrupada em mais de sete diferentes perfis, requerendo abordagem, acompanhamento e acolhimento distintos. A situação macro econômica do país influencia no número de pessoas que ingressam nas ruas, que oscila entre 15% - em situações de crescimento econômico, e até 25% - quando há crise e desemprego.

A prefeitura tem, desde 2007, 12 equipes da Assistência Social diariamente percorrendo as ruas, no trabalho de convencimento a que essas pessoas aceitem alguma forma de acolhimento ou retomada ao convívio familiar. São 150 trabalhadores especializados dedicados a essa proteção. A Secretaria de Saúde mantém três equipes de Consultórios de Rua, além dos Centros de Atendimento em Saúde Mental - Caps.

O ideal está longe, mas o resultado até o momento é satisfatório. Conseguimos que 1.098 dessas pessoas estejam acolhidas e caminhando para uma vida digna. Em 2021, as equipes Fasc cadastraram 2.518 pessoas em rua domicilio em Porto Alegre. Nos primeiros seis meses de 2022, foram identificados 1.685. A rede municipal oferece abrigo, albergue, hospedagem social, auxilio moradia, internação em saúde ou retorno para um domicilio de origem.

A quantidade de casos crônicos, agravados em saúde mental, deixa claro que o tema é um grande desafio no avanço das metas de acolhimento e isso não cabe apenas à gestão pública, deve ter o envolvimento de toda a sociedade.

A prefeitura projeta aumentar o numero de Centros Pops, descentralizando-os. Está ampliando vagas de acolhimento, duplicando as equipes de Consultórios na Rua, fortalecendo a intersetorialidade entre os serviços, como Habitação, Trabalho, Fiscalização Urbana e a Guarda Municipal, além de se dedicar a aperfeiçoar os métodos de convencimento à proteção e integração entre as equipes de ação. O caminho a percorrer ainda é longo e há determinação da gestão municipal.

Léo Voigt

Secretário Municipal do Desenvolvimento Social

Artigo originalmente publicado em Zero Hora de 12 de outubro de 2022

Andrea Brasil