Artigo: Prefeitura e direitos sociais

10/03/2023 13:24

Solidariedade é um ato humano moralmente elevado, porém facultativo, o que é próprio da ação da sociedade civil e do voluntariado. O ente público tem a tarefa de garantir direitos básicos, conforme a legislação, e isso é compulsório. A prefeitura de Porto Alegre buscou todos os profissionais e lideranças ainda acessíveis que construíram o acolhimento das crianças em situação de rua em 2007 e colocou-os no centro da política social do atual governo. Inclusive este autor. Os servidores que lá estiveram, aqui estão trabalhando, complementados por equipes e estruturas que nunca antes existiram. Agora, com um novo desafio: acolher as pessoas adultas em situação de rua e de alta vulnerabilidade.

Em 2022, foram abordadas pela Fasc, em toda a cidade, 2.371 diferentes pessoas que utilizam as ruas como domicílio. Esses dados não se confundem com os pedintes em sinaleiras, referidos em outro artigo (ZH/8/2), em que a maioria utiliza as ruas como estratégia de sobrevivência econômica, porém retorna a um domicílio ao final da jornada.

Às pessoas rua-moradia são oferecidas até cinco diferentes alternativas de acolhimento. Porém, diverso do caso da infância em que o acolhimento deve intervir, segundo o ECA, aos adultos é facultada a autodeterminação. Logo, a oferta nem sempre é bem-sucedida. Há que ter um processo de convencimento sistemático. Elas levaram uma vida inteira para estar nessa circunstância de risco pessoal, desordem familiar e inacesso a direitos; reverter isso também leva um tempo.

Sobre vontade política, cabe destacar que há 5,8 mil pessoas em risco rua-moradia que frequentam os serviços socioassistenciais e de saúde da prefeitura. Todos com prontuário e acompanhamento. Por determinação do centro de governo, não há falta de vagas para acolhimento, embora em saúde sempre haja desafios. São vagas de diferentes modalidades: abrigo, albergue, hospedagem, auxílio-moradia, ou ainda, comunidade terapêutica, além de internações hospitalares, centros Pop e Consultórios de Rua. A vontade e a atuação dos gestores, dos líderes de equipes, técnicos, rede de atendimento e trabalhadores são totais e diárias. Entretanto, reconhecemos que isso não significa adesão imediata dos destinatários.

Léo Voigt, secretário municipal do Desenvolvimento Social

Artigo originalmente publicado em Zero Hora de 10 de março de 2023.

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes