Ações marcam o Dia Internacional dos Direitos Humanos na Capital

10/12/2024 09:04

Na terça-feira, 10 de dezembro, foi celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948.

A prefeitura iniciou uma campanha em redes sociais, ressaltando a importância de conscientizar sobre o tema. Em Porto Alegre, a proteção social avançou na atual gestão, em diversas frentes, como na qualificação do atendimento às mulheres vítimas de violência por meio do acolhimento na Casa Betânia; na profissionalização do pleito para escolha de conselheiros tutelares e na tradução em Libras via atendimento digital às pessoas surdas.

Também foram abertos dois novos restaurantes populares, totalizando seis unidades que oferecem refeições gratuitas para a população em vulnerabilidade social.

Desde setembro de 2023, o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) passou a atender 24h, pelo telefone 0800 6420-100. O serviço está disponível para cidadãos que se sintam submetidos a tratamento desumano, degradante, em contexto discriminatório e preconceituoso.

“Temos avanços a comemorar e seguiremos trabalhando para reduzir a desigualdade social e econômica, valorizando os direitos humanos, qualificando a geração de renda e melhorando as condições de vida da população”, completa o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jorge Brasil.   

 

Cristiano Vieira

Cristiano Vieira