Seminário sobre turismo de acessibilidade qualifica segmento da Capital

28/11/2023 13:21
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Vice-prefeito Ricardo Gomes participou do evento no Instituto Caldeira

Mais de 200 pessoas participaram do Seminário Porto Alegre Turística nesta segunda-feira, 27, no Instituto Caldeira. Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o evento teve palestras e debates sobre comunicação inclusiva, atendimento e acessibilidade aos públicos PcD e LGBT, relações justas e proteção do consumidor em viagens nacionais e internacionais. O seminário está disponível na página da prefeitura no Youtube.

Para o vice-prefeito Ricardo Gomes, não há estratégia de desenvolvimento econômico que não passe pelo turismo. “Estamos orgulhosos de estarmos avançando em fazer de Porto Alegre uma cidade cada vez mais turística e capaz de reter visitantes de todos os perfis. Temos feito muito investimento nessa direção, inclusive de capacitação”, afirma Gomes.

O segmento do turismo representa 10% do PIB de Porto Alegre. Um em cada oito empregos gerados na Capital são oriundos do setor. “Temos hoje o turismo como a pujança da economia e precisamos buscar constantemente a qualificação dos nossos serviços e trabalhadores. Queremos uma cidade com mais atrativos turísticos qualificados e com mais turistas movimentando a economia”, salienta a titular da SMDET, Júlia Evangelista Tavares.

Na opinião do guia de turismo Rotechild Prestes, presidente da ONG Caminhadores RS, o seminário aconteceu no momento certo. “Fico feliz por Porto Alegre ter trazido uma temática de bem atender o turista com algum tipo de deficiência, LGBTQIAPN+ e falar das leis. A cidade está com iniciativas muito positivas de turismo de acessibilidade, pois temos um público com demandas latentes que precisam de um olhar especial”, completa. 

Programa Consumidor Turista  - O Seminário Porto Alegre Turística faz parte do Programa Consumidor Turista que já capacitou cerca de 800 alunos, entre 8 e 11 anos, do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais. A sensibilização foi realizada em 29 turmas de dez escolas de bairros, como: Restinga, Belém Novo, Belém Velho, Mário Quintana e Bom Jesus.

O programa também promoveu palestras para cerca de 300 pessoas do trade - hotéis, restaurantes, guias de turismo, operadoras, cervejarias, taxistas, turismo rural - de 18 instituições. Até o fim do ano, a SMDET estima que serão 20 turmas de capacitações.

O público das capacitações recebe cartilhas com conteúdos sobre direito do consumidor turista, atendimento ao turista LGBTQIAPN+ e Pessoas com Deficiência (PcD), além da identificação dos principais atrativos turísticos da capital gaúcha. O material foi elaborado em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social e pode ser acessado neste link

  

 

Hosana Aprato

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes