Programa de microcrédito auxilia empreendedores formais e informais

31/07/2023 17:43

A extensionista de cílios Bárbara Gaidzinski, que atende no bairro Jardim Dona Leopoldina, está no mercado de estética há cinco anos. Em 2022, precisava de um impulso para aperfeiçoar a técnica de extensão e comprar novos instrumentos de trabalho. Foi no Programa Mais Crédito Juro Zero, da Prefeitura de Porto Alegre, que encontrou a oportunidade para buscar capital. No fim de julho deste ano, Bárbara contratou pela segunda vez o crédito e deu mais um passo para a continuidade do seu negócio. 

O mesmo fez o revendedor Paulo Ricardo Alves Rizzi, que tem uma pequena distribuidora de equipamentos para barbearias, bares e mercados em vários bairros da cidade. “Precisava ter um estoque e me organizar. Acabava perdendo a venda porque não tinha mercadoria”, explica o empreendedor, há 10 anos nessa atividade.

O Programa Mais Crédito Juro Zero consiste no pagamento dos juros do contrato de financiamento para empreendedores formais e informais pela prefeitura. Na prática, o município quita a última ou duas últimas parcelas do empréstimo oferecido pelas operadoras financeiras.

Bárbara e Rizzi estão entre os mais de 150 contratos assinados e os quase R$ 120 mil pagos em juros pela prefeitura, atualmente. As três instituições credenciadas a oferecer o microcrédito já disponibilizaram mais de R$ 600 mil. Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Júlia Evangelista Tavares, o programa é um importante instrumento para ampliação e estímulo aos negócios. “O microcrédito é um processo com menos burocracia, juros reduzidos, baixa inadimplência e de fácil acesso ao empreendedor formal ou não”, ponderou. 

O microcrédito é contratado diretamente via Sicredi (51 3358-4770 - WhatsApp); Banco do Empreendedor (48 98405-0382 - WhatsApp) e Imembuí Microfinanças (55 99926-7442- WhatsApp). Mais informações podem ser obtidas no Portal do Sistema do Microcrédito ou neste e-mail. 

Hosana Aprato

Cristiano Vieira