Prefeitura amplia atendimento do microcrédito para a Sala do Empreendedor

29/06/2022 08:34

A partir desta quarta-feira, 29, três operadoras de crédito, parceiras do Mais Crédito Juro Zero, passarão a atender dentro da Sala do Empreendedor, com a equipe da prefeitura responsável pela promoção do programa. A ampliação do atendimento ao microcrédito marca o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, celebrado em 27 de junho. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) busca reforçar o apoio aos pequenos negócios.

A data comemorativa consta na Resolução 71/279, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas. Existe também o dia nacional, comemorado em 5 de outubro, em alusão à data da criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

A Sala do Empreendedor fez um levantamento de dados de microempreendedor individual (MEI) na Capital. Em Porto Alegre, há um total de 120.578 MEIs, sendo 52% homens e 48% mulheres. As três principais atividades são estética e beleza, comércio de vestuário e promoção de vendas. Já quanto à forma de atuação, 31% possuem estabelecimento fixo, 22% atuam pela internet 22% e 20% de forma móvel ou como ambulante.

A Sala do Empreendedor funciona na avenida Julio de Castilhos, nº 120,  Centro Histórico. No local, os empreendedores podem acessar todos os serviços necessários para abrir um negócio, tais como obter CNPJ, alvarás e análises de viabilidade econômica. O espaço foi projetado pelo Sebrae-RS, que também é responsável pela capacitação técnica dos profissionais que atendem os empreendedores. Para saber mais sobre os serviços disponíveis, acesse o site. 

Manoela Tomasi

Andrea Brasil