Poa Film Commission estreia no Festival de Cinema de Gramado

10/08/2022 14:36

Pela primeira vez, o Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual - Porto Alegre Film Commission, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), estará presente no Festival de Cinema de Gramado. Entre os dias 12 e 20 de agosto, quem passar pela serra gaúcha poderá saber mais sobre como funcionam as gravações na Capital, além das locações de espaços e incentivos às produções.

Um dos objetivos do Poa Film Commission é promover o destino Porto Alegre para a produção audiovisual e fomentar o turismo cinematográfico, além de divulgar o portal recentemente lançado. “Esta é uma maneira de promover a nossa cidade e deixá-la à disposição do mercado audiovisual”, comentou o secretário da SMDET, Vicente Perrone. 

Este ano, o escritório irá participar da programação do 2º Mercado Audiovisual Entre Fronteiras, evento que tem como objetivo a integração entre produtores e a promoção do audiovisual da região no cenário internacional. A segunda edição acontece nos dias 15, 16 e 17 de agosto e integra o Gramado Film Market, com rodadas de negócios, pitchings, palestras e participação de players internacionais.

A coordenadora de Economia Criativa da SMDET, Joana Braga, irá mediar a palestra "O Sul como destino; Legislações, Audiovisual e Turismo" no dia 15, às 15h40, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado. No dia 17, às 9h, a coordenadora participa do painel "Polos Audiovisuais & Film Commissions Entre Fronteiras - Conexões Possíveis", no Hotel Laghetto Stilo Vita. “Nossa estratégia inicial é consolidar a marca, bem como gerar incentivos a partir da atuação em rede, atraindo produções audiovisuais em parceria com o setor local e outros municípios do estado”, ressaltou Joana Braga.

Durante todo o 50º Festival de Cinema de Gramado, o Poa Film Commission terá o Espaço Destino Cinema Gaúcho, compartilhado com o Instituto Estadual de Cinema (Iecine), na Sociedade Recreio Gramadense. O estande contará com encontro das delegações internacionais do Paraguai e da Argentina, além de convidados especiais e destinos parceiros convidados, como Pelotas e Santa Maria.

Confira abaixo a programação do Espaço Destino Cinema Gaúcho:

Dia 12:

Abertura Espaço Destino Cinema Gaúcho - Poa Film Commission - Iecine/Sedac

Dia 14:

17h - Lançamento Espaço Destino Cinema Gaúcho - Poa Film Commission - Iecine/Sedac

- Encontro das delegações internacionais: Inap (Paraguai) e IAAviM (Argentina)

- Apresentação do Crea+PY, evento de mercado organizado pela Federação de Indústrias Criativas do Paraguai. Participantes: Osvaldo Ortíz Faiman (Crea+PY, Paraguai) e Ricardo Arriola (Inap, Paraguai).

Dia 17:

9h -18h - Destino parceiro convidado – Pelotas

17h - Encontro C&VB : Papel estratégico na atração de produções audiovisuais

Participantes: Vinicius Pujol - Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (@portoalegreconvention)

Dia 18:

9h -18h: Destino parceiro convidado – Santa Maria

17h - Encontro com Mariana Abascal: "Assembleia Legislativa em pauta, ações culturais da casa do povo gaúcho".

Dia 19:

15h - Encontro da rede de film commissions do RS

Municípios participantes: Antônio Prado, Garibaldi, Gramado, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.

Dia 20:

Lançamento Prêmio Poa e Gramado Film Commissions para Atração de Produções Audiovisuais.

Manoela Tomasi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes