Painel mostra dias e horários de feiras de hortifruti na Capital

18/04/2023 17:26

Ficou mais fácil localizar feiras de hortifrutigranjeiros, carnes, derivados de leite, frios, embutidos, entre outros produtos, que acontecem em Porto Alegre. A prefeitura disponibiliza o Painel das Feiras Modelo e do Mercadão do Produtor, onde é possível fazer a busca por dia da semana e verificar horário e local de cada uma. O levantamento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e pode ser acessado aqui.

De acordo com a titular da SMDET, Júlia Evangelista Tavares, as feiras são fonte de renda de muitos produtores locais, além de uma fonte empregadora. “Temos produtos de alta qualidade vindos e produzidos nas diversas regiões da cidade, inclusive na nossa zona rural. O setor está bem organizado e sempre buscando a profissionalização como forma de agregar valor ao produtoâ€, afirma.

Segundo a Unidade de Fomento da SMDET, são 35 feiras modelo e nove do mercadão. Juntas, reúnem mais de 200 feirantes, sendo que muitos deles trabalham em grupos familiares. De 150 a 200 toneladas de produtos são comercializados por semana. Os valores variam conforme a sazonalidade dos itens ofertados.

Hosana Aprato

Lissandra Mendonça